Texto e fotos: Jayme Modesto
O candidato do Partido Progressista, Márcio Mariano, foi eleito a prefeito de Muquém do São Francisco. A eleição suplementar foi realizada neste domingo, 07 de abril.
Desde outubro de 2012 a população de Muquém vem vivenciando uma situação totalmente inusitada. Os candidatos Márcio Mariano e Jurandir Barros, foram eleitos e não puderam tomar posse e uma nova eleição foi marcada.
Neste domingo, 07 de abril de 2013, mais uma vez o povo de Muquém foi às urnas mais uma vez e mostrou a vontade soberana de ter Márcio Mariano como prefeito, prevaleceu a lógica da maioria. A eleição de Marcio Mariano foi o indicativo da inegável liderança do ex-prefeito José Nicolau e da seriedade como conduziram o processo eleitoral até agora, deixando claro que a interferência da justiça eleitoral no processo, não refletiu no resultado das urnas.
A nossa equipe de reportagem esteve em Muquém e acompanhou todo andamento de votação e apuração. É impossível afirmar que foi uma eleição tranquila, o clima estava tenso, prisões, apreensões de carros e muitas denuncias de boca de urna e compra de voto, não fosse a grande força policial, talvez o resultado não fosse tão positivo.
Foram 13 localidades de votação, 26 urnas, 104 mesários e 51 agentes da polícia militar, civil e mais a Companhia Independente de Policiamento Especializado-Cerrado (Xique-Xique) que garantiram a segurança.
Em entrevista, Márcio Mariano, emocionado afirmou: “O povo de Muquém foi às urnas e decidiu o futuro de nossa cidade, acreditou em nossas propostas e na seriedade que tratamos a administração pública. Queremos agradecer ao povo de Muquém que pela segunda vez demonstrou enorme confiança no que sonhamos e planejamos para a nossa terra”.
O resultado das urnas nesta eleição foi surpreendente, Marcio e Jurandi venceram a primeira em outubro com 241 votos de frente, e neste domingo o resultado foi de 412 votos à frente do seu opositor Vandin.
Após o resultado, uma grande carreata saiu da sedo do município até o povoado de Javi, onde uma grande concentração já esperava os candidatos que foram ovacionados, um momento de grande emoção, entre choro, abraços e risos, Márcio, Jurandi e Nicolau se misturaram à multidão.