Conferência Territorial do Velho Chico promoveu final de semana de debate cultural em Ibotirama

Texto e fotos: Cheilla Gobi – cheilla@jornalgazetadooeste.com.br

Além da grande movimentação festiva em comemoração ao aniversário de Ibotirama com o “Ibotifolia”, o final de semana foi também de debates culturais na Conferência Territorial do Velho Chico sediada no município nos dias 24 e 25 de agosto que contou com a participação do secretário estadual de cultura Albino Rubim.

Diversidade cultural foi o marco da abertura. Música, poesia e interpretação foram manifestações de cultura apresentadas pelos 16 municípios que compõem a região do Velho Chico, abrilhantando a noite de fomentação pela cultura. A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – SecultBA reuniu os municípios integrantes  do Território de Identidade para apresentar resultados e propostas sobre as politicas públicas de cultura, 72 representantes, artistas locais e regionais como o compositor Zeca Bahia e Gerry Cunha e o secretário de cultura de Ibotirama Reginaldo Pereira participaram do evento.

Na noite de abertura, Albino Rubim parabenizou as apresentações culturais da localidade e destacou a importância da cidade no processo cultural.

“Escolhemos Ibotirama pela importância da cidade no Velho Chico. Aqui possui um arsenal de artistas que nos presenteia sempre com suas riquezas, as atividades culturais desta cidade são sempre positivas”, destacou o secretário.

O Secretário de cultura de Ibotirama, Reginaldo Pereira falou da importância das Conferências: “É de fundamental importância a realização de Conferências, já realizamos a municipal, agora estamos aqui para reafirmar as nossas políticas públicas para a cultura em nosso território. É através das Conferências que discutimos e analisamos todas as propostas de forma coletiva”.

Conforme a Coordenadora da caravana da Conferência Territorial, Maria Ribeiro, o Velho Chico é um território que tem dado uma boa contribuição ao desenvolvimento dessa nova politica de cultura da Bahia. “A Conferência é um espaço de consulta, participação e controle social onde a gente avalia, elabora propõe políticas públicas para a cultura”.

A V Conferência Territorial do Velho Chico finalizou a primeira etapa dos trabalhos com mais exposições culturais, com cenário musical de Gerry Cunha e a interpretação de poesia das crianças Marquinhos e Chico Cordel.


Compartilhe:

Comentários: