Fonte Nova – Ok
Voos internacionais – Ok
Leitos de hotel – Ok
Turistas… ops, que turistas? Está quase tudo pronto para a Copa das Confederações, que começa no mês que vem em seis capitais, incluindo Salvador, mas falta um detalhe importante: gente para se hospedar nos hotéis das cidades-sede.
“Tínhamos uma esperança grande de atingir perto de 100% da ocupação hoteleira. Mas, até agora, o índice não chegou a 50%, está muito baixo”, reclama Sílvio Pessoa, presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da cidade de Salvador (SHRBS).
Segundo ele, que é proprietário de cinco hotéis da rede Sol Express em Salvador, a procura está tão baixa que os preços já começaram a cair. “As diárias aqui já estão na metade do Rio de Janeiro”, conta. Dentre as unidades da rede, apenas o Grand Hotel Stella Maris está com a lotação esgotada, pois vai abrigar a Seleção Brasileira. “Os outros quatro estão abaixo da metade”. Entre outros hotéis que vão receber delegações estão o Matiz, no Stiep, e o Deville, em Itapuã. Eles vão receber as equipes da Itália e Nigéria, respectivamente. “Tenho escutado de muitos hotéis que não está bom, mas, por aqui, a ocupação está em 100%. Além da delegação da Nigéria, fechamos contratos com empresas ligadas ao evento”, comemora a gerente comercial do Deville, Sueli Fernandes.
Diretor do América Towers e do Express Hotel – ambos na Tancredo Neves -, Celso Hitt não tem muito o que comemorar. “Temos um total de 200 apartamentos nos dois hotéis. Não tem nem 20 alugados para a Copa das Confederações”, lamenta.
Motivos
Para ele, vários fatores colaboraram para o fraco desempenho do setor. “A maior parte dos ingressos dos jogos foi vendida para pessoas de Salvador e cidades próximas. Eles vão assistir o jogo e voltam para casa, não vão ficar em hotéis”, analisa. Dentre os ingressos vendidos para o jogo mais esperado, Brasil x Itália, apenas 0,8% foram comprados por italianos. Do total de ingressos para os jogos em Salvador, menos de 5% foi parar nas mãos de estrangeiros. “A venda foi pela internet, mas não sei como foi a divulgação no exterior”, critica Hitt.
Aliado a isso, o empresário cita a situação em que a cidade se encontra nos últimos anos, o que tem afastado os turistas. “Não tem mais lazer, nem grandes congressos. Nosso centro de convenções está precisando de reparos, enquanto o de Fortaleza está novinho”, compara. “As praias estão abandonadas, com lixo, barracas derrubadas, a orla, do Jardim de Alah até Piatã, não tem banheiros. O Elevador Lacerda vive quebrado e o Pelourinho cheio de pedintes”, reclama.
“Não temos lazer noturno. Aracaju, que é aqui perto, tem muito mais barzinhos com música ao vivo. Os passeios estão esburacados, temos problemas sérios de mobilidade”, completa o presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagem (Abav), Pedro Galvão. Segundo ele, a ocupação hoteleira em Salvador tem caído ano a ano entre 8% e 12%. “Se compararmos fevereiro deste ano com fevereiro do ano passado, por exemplo, vamos encontrar uma queda dessa ordem”, explica.
Ele também conta que, nesse contexto, as agências emissivas (as que mandam turistas para fora do estado) não têm do que reclamar. “Essas estão altamente satisfeitas, sem problema nenhum. Os baianos viajam cada vez mais para a Europa e para Miami”.
No entanto, as agências receptivas (as que recebem turistas de fora) estão sofrendo. “Os turistas não querem mais vir para Salvador. O passageiro chega no aeroporto e vai direto para o Litoral Norte”, atesta.
Dono da agência receptiva Alameda Turismo, Pedro Costa conta que, por causa da baixa temporada, tem investido mais na captação de eventos corporativos. “A ocupação com a Copa das Confederações foi bem abaixo do que nós esperávamos. Copa das Confederações não é Copa do Mundo”, conforma-se.
Segundo projeções da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), apenas os grandes empreendimentos irão conseguir manter uma boa ocupação durante o evento. Isso porque as delegações, árbitros e figurões da Fifa escolherão esses hotéis. Os de médio e pequeno porte, que dependem do turista independente, devem amargar taxas abaixo da desejada, segundo a associação.
E, enquanto a quantidade de turistas míngua, a de hotéis só tende a crescer. Hoje será inaugurado o novo Sheraton da Bahia, que funciona no lugar do antigo Hotel da Bahia, no Campo Grande. O hotel já está aberto em soft opening desde março e, por enquanto, só registra boas taxas de ocupação (85%) nos espaços destinados a eventos. Nesse período, o centro de convenções de lá recebeu grandes organizações como Fifa, OAB-BA, Esporte Clube da Bahia, Bradesco, Banco do Brasil e Rádio CBN, além de ter sediado eventos da Prefeitura de Salvador.
Para 2015, está previsto ainda o Fasano, que está em obras na Praça Castro Alves. No final do ano passado, foi inaugurado ainda o Sotero Hotel, no Stiep. São 133 apartamentos em 19 pavimentos. Todos eles já foram reservados para a Copa das Confederações. Já a área onde funcionava o Salvador Praia foi comprada por um grupo pernambucano e permanece sem destino definido.
Belo Horizonte, Fortaleza e Recife também reclamam da ocupação
Ensaio para a Copa do Mundo de 2014, não é só em Salvador que os resultados turísticos da Copa das Confederações têm deixado a desejar. Em Belo Horizonte, Fortaleza e Recife, outras capitais onde acontecerão os jogos, o evento também está sendo considerado uma decepção para os empresários do setor turístico. Assim como na capital baiana, hotéis e agências das três cidades reclamam da baixa procura e dizem que o nível de reservas para as datas próximas aos jogos está muito abaixo do esperado. O torneio acontece de 15 a 30 de junho.
A pior situação é a de Belo Horizonte. Lá, o encalhe é maior porque os jogos da fase de classificação, no estádio do Mineirão, envolvem seleções menos badaladas: Taiti x Nigéria e Japão x México. Na capital mineira, as reservas de pacotes turísticos estão em torno de 30% do esperado. As vendas de entradas das duas partidas da primeira fase patinam. Para Taiti e Nigéria, apenas 16% foram vendidas, incluindo os camarotes. Japão x México, que ocorrerá no mesmo horário de Brasil x Itália (em Salvador), tem 41% dos bilhetes vendidos. Em Recife, o aumento na ocupação em relação à média do período também deve ser pequeno.
Acostumado com uma ocupação de até 65% em junho, o setor não espera mais de 70% neste ano. Na cidade será realizado o jogo entre Taiti e Uruguai, com apenas 15.970 ingressos vendidos. Já em Fortaleza, os hotéis afirmam que só devem chegar perto da lotação máxima no jogo entre Brasil e México.
No restante do período da competição, as reservas estão em torno de 70% dos leitos, pouco acima da média da cidade para essa época do ano, que é de 63%, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Ceará. Apesar da Copa das Confederações não se mostrar um grande negócio, alguns empresários acreditam que os ganhos para o turismo poderão vir após a competição, por causa da visibilidade que o evento proporcionará ao Brasil no exterior.
Fifa já vendeu 71,2% dos ingressos da Copa das Confederações
A Fifa anunciou ontem que já foram vendidos mais de 588 mil ingressos para os jogos da Copa das Confederações no Brasil. O número representa 71,2% do estoque total de 826,6 mil entradas postas à venda. A Fifa afirma que o objetivo é superar as vendas da Copa das Confederações de 2005, na Alemanha, quando a entidade vendeu 83% do total de ingressos. A fase atual de vendas se encerra no dia 15 de maio, através do site www.fifa.com/ticketing.
Após este período, a última sessão de venda, com os ingressos que sobrarem para o torneio, será iniciada no dia 1º de junho, pela internet e nos pontos de venda nas sedes da Copa das Confederações. Os ingressos já adquiridos pelos torcedores poderão ser retirados a partir do próximo dia 29 em um dos seis centros de ingressos. Em Salvador, o local definido pela entidade é o estacionamento do shopping Iguatemi, na Avenida Tancredo Neves. Ele ficará aberto sete dias por semana, sempre das 10h às 18h no horário local.
Os endereços nas outras cidades podem ser encontrados no site da Fifa. Para retirar os ingressos, os torcedores terão que levar RG ou passaporte para comprovar a identidade que foi informada no momento da compra. Caso tenha sido concedido um desconto (meia-entrada), também será obrigatório apresentar um comprovante.
O jogo com mais ingressos vendidos até o momento é justamente o da final, já que 60.744 torcedores adquiriram os bilhetes por meio do site da Fifa. A partida de estreia da competição, entre Brasil e Japão, em Brasília, aparece em segundo lugar, com 57.854 ingressos vendidos.
Em Salvador, o jogo mais badalado é Itália x Brasil, em 22 de junho, que teve 41.407 entradas vendidas. Já a partida entre Nigéria e Uruguai, em 20 de junho, teve 22.682 ingressos comercializados. Quem decidir comprar ingressos na última hora para a Copa das Confederações poderá usar, além do site da Fifa, um dos seis postos de venda das cidades-sedes. A comercialização começa em 1º de junho. Nessa fase, não será aceito pagamento por boleto.
Antigo Hotel da Bahia, Sheraton será inaugurado hoje na capital
Com uma área total de 4,1 mil metros quadrados, o Sheraton da Bahia Hotel será inaugurado hoje, em Salvador. Localizado na área do antitigo Hotel da Bahia, na Avenida Sete de Setembro, o empreendimento contará com dez salas para eventos, piscina, academia, spa, dois restaurantes e um café-teatro com capacidade para 200 pessoas.
A rede GJP Hotels & Resorts adquiriu o hotel em 2010, por R$ 30 milhões, e realizou obras de renovação que custaram mais de R$ 70 milhões. A rede manteve os traços arquitetônicos originais, datados de 1947, quando o hotel foi inaugurado pela primeira vez.
Apesar do parco cenário hoteleiro na capital baiana, o presidente da GJP, Guilherme Paulus, acredita que terá retorno de seu investimento em oito anos. “Vamos trabalhar fortemente os canais online e off line, transmitindo modernidade e solidez”.