Da Redação com informações TRE
Nesta quarta-feira (24/07), três municípios do oeste iniciaram o recadastramento biométrico, válido já para as eleições de 2014. A 61ª Zona Eleitoral, com sede em Coribe, no extremo oeste baiano, é a terceira este ano a realizar os trabalhos de coleta das impressões digitais, assinatura e fotografia de mais de 34 mil eleitores. Na área de abrangência da 61ª zona eleitoral estão inseridos também os municípios de Cocos e Jaborandi.
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), o recadastramento eleitoral biométrico será realizado para dar mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. Neste recadastramento serão coletadas a assinatura eletrônica do eleitor, foto e as impressões digitais. Daí o nome ‘biometria’ – porque agora serão coletados e armazenados dados físicos do eleitor.
No Estado da Bahia, a identificação biométrica iniciou-se em 2009, com os eleitores da 200ª Zona Eleitoral, sediada no município de Pojuca, e prossegue este ano de 2013 em mais 37 municípios de 15 Zonas Eleitorais, totalizando ao final cerca de 700 mil eleitores recadastrados biometricamente, o que corresponde a próximos 7% do eleitorado baiano, conforme o TRE.
O procedimento é feito através de uma “revisão do eleitorado”, instrumento que torna obrigatório o comparecimento de todos os eleitores do município, inclusive aqueles cujo voto é facultativo – analfabetos, maiores de 16 anos e menores de 18 anos e maiores de 70 anos, momento em que ocorrerá uma revisão/atualização do seu cadastro, seja dos dados pessoais, do endereço etc. Por isso, é obrigatório levar ao Posto de Atendimento um documento oficial de identificação com foto e seu comprovante de residência atualizados. Quem não comparecer, terá o título cancelado.
Os atendimentos para os eleitores da 61ª Zona ocorrerão no Fórum Durvalina de Araújo Santos, na Rua Bandeirantes, no centro de Coribe, das 08 às 14 horas.