Cotegipe: 17º GBM inicia Operação Verde Bahia no município

Com Informações e Fotos: 17º GBM

Equipes do 17º GBM/Barreiras estiveram no município de Cotegipe, na terça-feira (30), para tratar sobre a Operação Verde Bahia.

Participaram da reunião, a prefeita Márcia Sá Teles, a secretária de Educação Joseli Pereira e o secretário de Meio Ambiente, Reginaldo Alcântara, Na ocasião foram traçadas estratégias preventivas que minimizam os riscos e as consequências das queimadas para o meio ambiente no período da seca.

Os militares também foram até o povoado de Barreiro do Cipó e conversaram de forma preventiva com os moradores da localidade, sobre como manusear o solo, os riscos de usar o fogo para a limpeza de terreno ou pastos. Caso seja necessário, os bombeiros orientam sobre a maneira mais segura de execução e sobre a confecção dos aceiros.

As visitas nas comunidades rurais também são um momento de alertar sobre as consequências dos incêndios florestais ao meio ambiente, ao solo e ao clima. As ações preventivas realizadas pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) acontecem durante todo o ano.

Operação Bahia Verde

A Operação Verde Bahia é um importante ação de prevenção de Incêndios Florestais por meio da interação do Poder Público com a comunidade visando uma relação de parceria e de   conscientização quanto a preservação do meio ambiente. O convênio entre a Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP e o CBMBA visa tornar realidade mais uma iniciativa para preservação não só do meio ambiente, mas da sustentabilidade de modo geral, protegendo não só a vegetação, mas as nascentes de rios e lagos inseridos nestas localidades.

 

 

 


Compartilhe:

Comentários: