Banda 26 de maio comemora 29 anos com programação musical no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho

Dircom

Abrindo a comemoração dos 29 anos da Banda Municipal 26 de maio, na noite desta quinta-feira, 29, no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho, o Coro Sinfônico de Barreiras se apresentou com repertório diversificado que incluiu dos clássicos de Mozart ao Xote das Meninas, de Luiz Gonzaga, todos em versões eruditas, sob o comando do maestro Eudes Rocha.

“Iniciamos os ensaios em setembro de 2017 em dezembro já estávamos nos apresentando, 2018 foi um ano muito especial em que participamos da FLIB e subimos ao palco com o cantor Saulo Fernandes. Hoje temos 28 componentes, ensaiando semanalmente especificamente para o canto coral”, destacou Eudes.

O prefeito Zito Barbosa prestigiou a programação, acompanhado da secretaria de educação, Cátia Alencar, da secretária de administração e planejamento, Gislaine Barbosa, da subsecretaria, Emília Moreno, e da diretora de cultura, Diva Bonfim e dos vereadores João Felipe e Silma Alves, e falou dos investimentos feitos pela gestão na área de educação e cultura. Em 2017, a Lei 1.241/2017, de autoria do Poder Executivo tornou a Banda 26 de Maio Patrimônio Cultural e Imaterial do Município de Barreiras.

 “Nós temos revitalizado a musicalidade barreirense com o incentivo às fanfarras, recuperação dos nossos instrumentos musicais e levando a Banda 26 de Maio aos espaços públicos em apresentações belíssimas. Fico muito feliz, em poder contribuir e participar dessa comemoração”, disse.

Após a apresentação do coro sinfônico, a Banda Municipal 26 de Maio subiu ao palco para mostrar toda a sua musicalidade com repertório diversificado do samba ao gospel. Segundo o maestro Fábio Menezes, esse é um dos momentos mais importantes de sua profissão. “Para mim, é gratificante fazer parte da banda, pois me realizo profissionalmente fazendo o que gosto e ainda contribuindo para cultura barreirense”, comentou Fábio.

A diretora de cultura, Diva Bonfim que também integra o Coro Sinfônico de, destacou a importância do momento pelo qual passa a cultura de Barreiras. “Nossa cidade vive um momento singular em sua produção cultural, e hoje o nossa Coro Sinfônico e a Banda Municipal 26 de Maio deram uma demonstração disso, o apoio da secretaria de educação através do programa Cultura e Arte por Toda Parte tem nos possibilitado criar as condições de incentivo e fortalecimento das mais diversas manifestações culturais em nossa município” afirmou Diva.

A noite de festa foi encerrada com direito a bolo de aniversário e os parabéns para a Banda 26 de Maio.


Compartilhe:

Comentários: