Barreiras ganha curso oficial de medicina

O Ministério da Eduardo (MEC) anunciou, na terça-feira(5), em Brasília, a criação de mais quatro novos cursos federais de Medicina na Bahia, entre eles, o da Universidade Federal do Oeste da Bahia, com sede em Barreiras, com 80 vagas. A notícia foi confirmada na manhã do dia 06, pelo deputado federal Oziel Oliveira e a prefeita de Barreiras Jusmari Oliveira durante uma audiência pública realizada na Câmara de Vereadores.

“Essa conquista é fruto do nosso esforço em conjunto com o senador Walter Pinheiro, o governador Jaques Wagner, o secretário estadual de saúde Jorge Solla, o ministro da saúde Alexandre Padilha e a prefeita Jusmari Oliveira. A presidenta Dilma ficou sensibilizada com a nossa realidade e atendeu à nossa demanda’’, revelou Oziel Oliveira.
A publicação do Ministério da Educação sobre a criação do curso de medicina em Barreiras, no Campus Edgar Santos foi realizada na tarde do dia 05. Os Ministérios da Saúde e da Educação responderam oficialmente aos expedientes números 041/2011 e 016/2011 emitidos pelo deputado. Em Barreiras serão criadas 80 vagas.
“Em maio, durante a inauguração do Hospital da Mulher, onde o ministro da saúde Alexandre Padilha esteve presente, recebemos a confirmação sobre a implantação do curso. Porém, estávamos aguardando a publicação oficial. Toda região será amplamente beneficiada, não somente pelo curso de medicina, mas pela cadeia de desenvolvimento que virá, como novos cursos agregados, empresas da área médica e a atração de estudantes e docentes. Isso gerará um grande aumento em nossa economia”, afirmou a prefeita.
De acordo com o vice-diretor da UFBA/Barreiras Luís Gustavo a implantação do curso de medicina significa um grande impulso para o campus Edgar Santos se tornar independente da Universidade Federal da Bahia. “Com a implantação desse curso o processo de criação da universidade federal do oeste poderá ser mais ágil. Na semana que vem teremos mais detalhes sobre o trâmite de implantação e também sobre o período de realização do vestibular”.
Além de Barreiras, a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSBA), em Teixeira de Freitas, terão 80 vagas cada, a Universidade do Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), em Paulo Afonso, mais 40 vagas e a Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), localizada em Santo Antônio de Jesus, mais 60 vagas, totalizando 260 novas vagas Medicina no estado. Com a expansão anunciada, a Bahia sai de 160 para 420 vagas para medicina ofertadas por instituições federais.


Compartilhe:

Comentários: