A deputada Kelly Magalhães (PCdoB) comemorou o anúncio do Ministério da Saúde, nesta segunda-feira (1º), de que o SUS passará a oferecer vacina quadrivalente contra o papilomavírus humano (HPV) a partir de março de 2014, para meninas de 10 e 11 anos.
“Ainda não é o ideal, porque é somente para meninas de 10 e 11 anos. Mas, com certeza, é o primeiro passo. Um investimento que poderá salvar muitas vidas”, disse Kelly.
A parlamentar apresentou projeto de lei na Assembleia Legislativa da Bahia e enviou ao Governo do Estado indicação solicitando a implantação do Programa de Vacinação contra o HPV, para homens e mulheres, na rede pública de saúde do Estado da Bahia.
De acordo com o ministério, serão investidos R$ 360,7 milhões para a aquisição de 12 milhões de doses (três doses por menina). A meta do Governo Federal é vacinar 80% desse público-alvo, estimado em 3,3 milhões de meninas. O governo escolheu a faixa etária para garantir que as meninas estejam imunizadas antes do início de atividade sexual.
A vacina vai ser utilizada contra quatro tipos do vírus responsáveis por alto índice de casos de câncer, principalmente ao câncer de colo do útero (em 95% dos casos) e ao aparecimento de verrugas genitais. Estima-se que 685 mil pessoas sejam infectadas pelo HPV a cada ano no Brasil. A imunização ocorrerá nas unidades de saúde e nas escolas públicas.
Assessoria de Comunicação
Deputada Estadual Kelly Magalhães (PCdoB)