12.09.12 – Tomar vacina contra a gripe anualmente, evitar ter animais em casa, evitar tapetes e carpete no quarto, trocar a roupa de cama semanalmente, manter o filtro do ar condicionado sempre limpo, usar capas anti-ácaros nos travesseiros e colchões, manter a casa e o ambiente de trabalho sempre limpos e as janelas abertas para que o ar circule livremente, cuidado com mofo em paredes e roupas principalmente em estações chuvosas, manter-se agasalhado quando houver mudanças bruscas de temperatura ou em climas mais frios. Essas são algumas dicas para prevenir as crises de asma.
Estima-se que aproximadamente 20 milhões de brasileiros sejam portadores de asma. O Datasus registrou, no ano passado, 160 mil hospitalizações decorrentes da asma, colocando a doença como a quarta causa de internamentos no país. A asma é uma doença inflamatória crônica, não contagiosa, que acomete crianças, adultos e idosos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a asma atinge 300 milhões de pessoas no mundo, sendo considerada um problema de saúde pública global e uma das mais frequentes causas de falta à escola e ao trabalho e diminuição da produtividade.
Para discutir alternativas para o tratamento da doença, o Serviço de Pneumologia do Hospital Santa Izabel promove o Simpósio Desafio do Controle da Asma, no próximo dia 13 de setembro, às 19h30, na sede da Associação Bahiana de Medicina – ABM (Rua Baependi, 162, Ondina). O Simpósio tem coordenação do pneumologista Guilhardo Fontes Ribeiro. As inscrições para o evento, voltado para médicos e estudantes de medicina, são gratuitas e limitadas e podem ser feitas pelos telefones (71) 2203- 8367/8612-1312 ou pelo e-mail pneumohsi@scmba.com.br.
Sintomas de crise – Dificuldade para respirar, aperto no perto acompanhado, habitualmente, de chiado e tosse são alguns dos sintomas de uma crise asmática. Além de mudanças climáticas e infecções respiratórias, resfriados e gripes, o contato com agentes causadores de alergias, como mofo, poeira, fumaça, pelo de animais (gatos e cães) e perfumes, pode ajudar a desencadear uma crise de asma, que, em um grau mais avançado, pode levar às internações e causar a morte. Ambientes fechados com pouca renovação de ar e cheiros fortes também são fatores que podem desencadear as crises.
Segundo o pneumologista Guilhardo Fontes Ribeiro, chefe do serviço de pneumologia do hospital Santa Izabel, “a asma continua sendo subdiagnosticada especialmente na população de baixa renda e dentre os idosos, já que nos mais velhos o chiado no peito e tosse são interpretados, muitas vezes, como ‘normais’ devido ao fato de terem fumado na juventude”.
“É importante lembrar que os portadores de asma têm uma hipersensibilidade das vias aéreas e podem apresentar reações como coriza, tosse e chiado no peito mesmo em ambientes onde outras pessoas não asmáticas sentem-se totalmente confortáveis”, explica o pneumologista Guilhardo Fontes Ribeiro.
Dicas úteis para prevenção de crises:
Serviço:
O que: Simpósio Desafio do Controle da Asma
Quando: 13 de setembro de 2012, às 19h30
Onde: Associação Bahiana de Medicina – ABM (Rua Baependi, 162, Ondina)
Informações e inscrições: (71) 2203-8367/8612-1312 ou pelo e-mail pneumohsi@scmba.com.br.
Assessoria de Imprensa
Carolina Campos (Jornalista/MTb 1610)
Contatos: (71) 8853-1393/3346-1393
E-mail: carolinacampos@terra.com.br
Site: www.carolcampos.com.br
Marcos Paulo Sales (Jornalista/MTb 2246)
Contato: (71) 9135-5465
E-mail: mp.sales@gmail.com