Este foi o primeiro ano em que o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-Ba) contou com um posto de atendimento no circuito carnavalesco, localizado na Avenida Ademar de Barros, em Ondina. No local, foliões fizeram consultas relacionadas a veículos e habilitação, tiraram a segunda via do Certificado de Licenciamento do Veículo (CRLV) e registraram solicitações na Ouvidoria do órgão.
O posto, que funcionou 24 horas/dia e atendeu mais de 200 pessoas, recebeu a visita do governador do Estado da Bahia Jaques Wagner e do secretário de Segurança Pública Maurício Barbosa, que na oportunidade, ressaltaram a importante iniciativa do diretor geral do Detran-Ba Maurício Botelho em montar uma estrutura como esta no intuito de otimizar o trabalho do órgão durante o Carnaval.
No quesito educação para o trânsito, o Detran-Ba praticamente dobrou o número de abordagens, chegando a cerca de 100 mil.A campanha ?Não misture bebida e direção? foi um sucesso e teve ótima aceitação pelos foliões que aprenderam noções de trânsito de forma interativa e lúdica. As equipes da coordenação de educação e segurança para o trânsito desenvolveram ações, desde o primeiro dia da folia, nos principais camarotes dos circuitos Dodô e Osmar, com entrega de material da campanha e brindes.
A grande novidade este ano foi a distribuição de bafômetros descartáveis, onde foliões utilizavam-nos para detectar se havia álcool no sangue. Se o aparelho detectasse que a pessoa bebeu, o folião ganhava o adesivo vermelho ?Cuida de Mim! Motorista sem condições de dirigir?, caso não tivesse ingerido álcool, era contemplado com o adesivo verde ?Vem Comigo! Motorista aprovado?. A intenção era alertar os condutores sobre os perigos de dirigir embriagado e assim, escolher o motorista da vez que não ingeriu bebida para chegar em casa, em paz. Para realizar esta ação, o órgão recebeu um milhão de bafômetros do Ministério das Cidades.
Além dos camarotes, as ações também aconteceram em diversos pontos da cidade, a exemplo de estacionamentos, sinaleiras, e nas vias de acesso aos principais circuitos. Somente no estacionamento São Raimundo, no Vale dos Barris, mais de dois mil veículos receberam o motivo ?Se bebeu Pare! Não dirija!?, e nas principais sinaleiras de acesso aos circuitos foram colocadas faixas informando as punições para quem insistir em fazer essa combinação perigosa: ?Vai beber e dirigir? Um ano sem carteira!?, ou ?Vai beber e dirigir? Veículo apreendido!?.
Fiscalização – Em relação à fiscalização dos trios elétricos, mini trios e carros de apoio que estão participando do circuito carnavalesco, a equipe de fiscalização e guarda de veículos (CFIV) do Detran-Ba, atuou durante todos os dias de folia, em regime de plantão para verificar se todos os trios estavam portando o adesivo de regularização e a cartilha com o visto de todos os órgãos participantes do serviço de vistoria que aconteceu no Parque de Exposições. Foram vistoriados pelo órgão, cerca de 210 veículos. A equipe do órgão também verificou se os condutores do trio estavam portando o certificado de acesso ao circuito, que foi adquirido através do curso de capacitação oferecido pelo Detran que esse ano teve como tema ?Você conduzindo com responsabilidade a alegria?.
Blitz – Durante todos os dias de fiscalização de veículos na Avenida Ademar de Barros, em Ondina, o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-Ba) apreendeu 68 carros e 167 motos estacionados em local proibido. A medida preventiva evitou que os veículos estacionassem em locais destinados a passagem dos trios elétricos e carros de apoio. A ação contou com o apoio de seis reboques disponibilizados pelo Detran-Ba para retirar os veículos que estavam obstruindo as vias. O órgão atuou em pontos estratégicos do circuito surpreendendo os condutores que não respeitam às leis de trânsito. ?Este é o segundo ano em que o Detran faz uma ação preventiva para eliminar qualquer tipo de transtorno no circuito da folia e o resultado foi bastante satisfatório?, afirmou o diretor geral Maurício Botelho. Centro Integrado de Informações – Pelo segundo ano consecutivo, o Detran-Ba contou com uma equipe no posto do centro integrado de informações estratégicas do Carnaval 2013, localizado no Serviço de Inteligência da Secretária de Segurança Pública (SSP), que visou assegurar a tranquilidade da folia momesca e estabeleceu fluxo contínuo de informações entre os órgãos das esferas municipal, estadual e federal, proporcionando dinamismo das demandas, para serem imediatamente sanadas.
Fonte: Bahia Todo Dia