Devido ao alto índice de rejeição popular, a Bahia não participa do horário de verão

Texto: Cheilla Gobi com informações Jornal do Brasil

 

Os moradores de 11 estados brasileiros, mais Distrito Federal devido ao horário de verão tiveram que adiantar os relógios em uma hora. A mudança teve início à meia-noite deste sábado, 21. O horário de verão vai até 17 de fevereiro de 2013.

O intuito é a diminuição no consumo de energia no horário de pico, que vai das 18h às 21h, pois nesta época do ano é considerado certo aumento da demanda.

A Bahia não está participando do Horário de Verão 2012/2013. Esta informação foi anunciada pelo governador Jaques Wagner no dia 11 de outubro no qual decidiu que o Estado seguirá o horário convencional adotado em toda a Região Nordeste. Wagner afirmou que a decisão foi tomada após receber os resultados de uma pesquisa encomendada junto à população, que indicou que 75% das pessoas são contra a adoção do horário antecipado, e disse ainda que recebeu em seu gabinete, no dia 10, representantes das seis maiores centrais sindicais do País, que pediram a saída do estado do Horário de Verão.

Os sindicalistas argumentaram que o horário é prejudicial aos trabalhadores, que têm de acordar na madrugada, quando ainda é noite, para chegar ao trabalho, tornando a jornada mais cansativa e, portanto, mais propensa a acidentes de trabalho.

O Tocantins participa pela primeira vez, no lugar da Bahia.

De acordo com informações do Jornal do Brasil, o horário de verão poderá evitar gastos estimados em R$ 3 bilhões na construção de novas usinas térmicas a gás, que seriam necessárias para garantir a segurança do suprimento de energia no horário de pico.


Compartilhe:

Comentários: