Texto e fotos: Cheilla Gobi
Em comemoração ao dia internacional da mulher, a câmara de vereadores de Barreiras preparou uma vasta programação para homenagear as mulheres barreirenses. Uma mesa redonda sob o tema, “A mulher na sociedade contemporânea”, abriu as atividades nesta segunda-feira, 04, às 10 horas. A programação segue até sexta-feira, 08.
“Estamos desenvolvendo diversas atividades específicas em destaque a semana da mulher, um momento tão importante e necessário para que o poder legislativo através das suas cinco vereadoras possam externar também estes debates, angústias e a necessidade de avançar mais conquistas em favor da mulher barreirense. Portanto, a câmara se manifesta através dessas atividades, destacando a importância da mulher em nossa sociedade”, falou o Presidente da Casa, Carlos Tito que fez questão de participar da abertura das atividades.
Além do presidente da câmara, Carlos Tito, os vereadores Gilson, Otoniel e Lúcio também prestigiaram o evento
As lutas e conquistas femininas ao longo dos anos foram abordadas pelas mulheres convidadas e vereadoras, com mediação da parlamentar Marileide Carvalho, visando a reflexão e discussão através de um olhar próprio sobre as histórias pessoais e coletivas.
Na abertura do evento, a diretora da UNEB, Marilde Guedes fez um apanhado histórico sobre as lutas e conquistas das mulheres, e deu ênfase ao porque da comemoração no dia 08 de março, data esta, que no ano de 1857, cerca de 130 operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque morreram carbonizadas, após uma grande greve. Elas ocuparam a fábrica e reivindicaram melhores condições de trabalho, como, redução na carga diária de trabalho, equiparação de salários com os homens, pois executavam o mesmo tipo de trabalho e o salário era inferior e principalmente tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada.
“Primeiramente é bom lembrarmos, o porquê da comemoração no dia 08 de março, dia de luta em que muitas mulheres levantaram a bandeira reivindicando seus direitos e acabaram perdendo suas vidas de forma desumana. São fatos históricos, que confirmam a luta das mulheres, e o primeiro fato que chamou a sociedade para repensar,” afirmou Marilde.
A secretária de Ação Social, Antônia Pedrosa afirmou não gostar da data. “Não gosto do dia da mulher, porque para termos o direito de reivindicarmos precisou morrer muitas mulheres queimadas. Queremos respeito por parte da sociedade, direitos paritários”, disse Antônia.
A coordenadora Diocesana da Pastoral da Pessoa Idosa, Maria de Lourdes frisou algumas carências quanto ao atendimento específico à mulher no município. “Barreiras não tem um Centro de referência para tratamento da mulher, foi feito o projeto e está há mais de anos e não funciona. Barreiras com mais de 140 mil habitantes já comporta uma delegacia para mulher, um Centro de referência, juizado especial, essas são as mínimas condições para que nós mulheres sejamos mais respeitadas”, questionou.
Além das vereadoras, Karlúcia Macedo, Izabel Rosa, Maria das Graças, Núbia Ferreiras e Marileide Carvalho, participaram da mesa redonda a docente da FASB Cristiane Pacheco, diretora da UNEB Marilde Guedes, coordenadora diocesana da pastoral da pessoa idosa Maria de Lourdes, secretária de ação social Antônia Pedrosa, presidente da OAB Cristiana Matos, delegada da mulher Claudia Duarte e a professora Marina Castro.
Programação
05/03 – 19h: Plenário da Câmara: Sessão solene em homenagem às mulheres.
06/03 – 19h: Plenário da Câmara: Sessão solene “Direitos da Mulher”; Tribuna Popular: Deputada Kelly Magalhães e Sargento Andreia de Freitas.
07/03 – 16h: Plenário da Câmara, palestra: Empreendedorismo com Ivalda Sampaio Neiva, gestora de atendimento do SEBRAE. Às 18 horas: Coquetel
08/03 – 16h: Praça em frente à Câmara: Atendimento jurídico da Fasb e Unyhana, consulta ao SPC pela CDL, Atividades da Secretaria de Ação Social e Secretaria de Saúde.
17h: Encerramento com show de Edna Fernandes