Barreiras: Lançamento de calendário escolar e cronograma de matrículas 2013

 

As aulas da rede pública municipal de educação começam dia quatro de março. O anúncio foi feito pelo prefeito Antônio Henrique, nesta terça-feira (15), durante um encontro com diretores, vice-diretores e secretários das escolas de Barreiras, no auditório da UFBA.

O evento foi aberto pelo secretário da Educação, Cosme de Carvalho, que disse ter aceitado o desafio de assumir a pasta por acreditar poder contribuir com a melhoria da educação do município. Ele divulgou o cronograma de matrículas para 2013 que seguirá a ordem: para os alunos que já são da rede, foi feita de 07 a 11 de janeiro a rematrícula automática; para os alunos novos, a matrícula será de 28 de janeiro a oito de fevereiro. O secretário destacou ainda que a prioridade será a qualidade  da educação em rede. “O sistema de ensino tem que ter história, continuidade. Quando a gente fala em rede, a gente fala em interligar a educação da zona rural e da cidade”, disse.

Em seguida, um canal de diálogo foi aberto com os profissionais da educação. O prefeito ouviu diversos pronunciamentos sobre o atraso dos salários e afirmou que sua principal preocupação é garantir o pagamento da categoria. “Já acertamos o décimo terceiro. Faltam os meses de outubro e novembro dos contratados e o mês de dezembro dos concursados. Este ano, tenho o mês de janeiro mais um terço de férias para pagar a vocês. Tudo será pago porque para mim, salário é sagrado.”, afirmou Antônio Henrique que disse  ter consciência que este será um ano difícil mas que vai trabalhar para melhorar a educação em Barreiras.

Melhorias nas unidades escolares – Após ouvir os relados de gestores escolares sobre as condições de abandono e falta de manutenção das 44 escolas da sede e das 43 da zona do campo, o prefeito Antônio Henrique anunciou que a secretaria de Infraestrutura já está cuidando da reforma das escolas. “Eu sei que os prédios estão sucateados. Estamos cuidando da reforma das escolas. Vamos tentar recuperar para que, em março, vocês possam entrar numa escola melhor”.

Um dos motivos levados em consideração para iniciar as aulas em março foi a realização de obras emergenciais de faxina, limpeza, capina e revisão dos sistemas hidráulico e elétrico das unidades escolares. “Em dois meses não vamos conseguir resolver todos os problemas, esses reparos são urgentes, obras mais alongadas e complexas serão feitas durante todo o ano”, reforçou o secretário Cosme de Carvalho.

O calendário escolar se estende até três de dezembro, considerando os 200 dias letivos preconizados pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação. As escolas rurais serão contempladas com um calendário específico, levando em conta períodos de plantio e colheita – épocas em que muitos estudantes abandonam as escolas para auxiliar os pais nas tarefas agrícolas –. A solução encontrada pela Secretaria de Educação foi ajustar essa particularidade ao dia a dia das escolas.

 Diretoria de Comunicação de Barreiras – 3614-7160 / 3614-7161


Compartilhe:

Comentários: