Abertura da 11ª Primavera dos Museus valoriza cultura e história barreirense

Dircom

Na noite da última quarta-feira, 27, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Educação, o Museu Napoleão de Mattos Macêdo recebeu o público para abertura das programações da 11ª Primavera dos Museus. O evento que acontece simultaneamente em 900 museus de todo o país reúne história, música e manifestações artísticas até 29 de setembro.

As manifestações foram abertas com uma palestra sobre Cultura Afro-brasileira, “um breve histórico sobre a importância dos quilombos”, proferida pela Professora do IFBA Shirley Pimentel, seguido de exibições de movimentos de maculelê com a artista de dança afro-brasileira, Lari Martins, o ator Ramon Souza, declamou poema de Clerbet Luís, sobre os símbolos “geraiseiros”. A Banda Municipal 26 de Maio finalizou as apresentações da noite.

O Museu Napoleão de Mattos Macêdo ficará aberto das 09 às 21h, com atividades diferenciadas todas as noites até o fim da semana. Segundo a secretária de educação Cátia Alencar, esta é uma forma de incentivar o sentimento de pertencimento da comunidade a historia local.

“Com a primavera dos museus, nós despertamos o interesse da comunidade em visitar os museus e ainda aproximamos o público jovem das escolas da valorização dos nossos costumes, tradições e história. Esse ano, incorporamos o Concurso de Fanfarras ao evento, o que deve deixa-lo ainda mais bonito”, disse Cátia.

De acordo com a Diretora de Cultura Emília Moreno, a programação continua hoje, 29, com a II Etapa do Concurso Municipal de Fanfarras dentro da programação da 11ª Primavera dos Museus.


Compartilhe:

Comentários: