Brincadeiras juninas, concurso municipal de quadrilhas e muito forró marcam abertura do São João na Praça na sede de São Desidério

Ascom SD
A Praça Abelardo Alencar ficou lotada na primeira noite do projeto cultural São João na Praça. Apresentações culturais locais, brincadeiras, concurso para escolha da rainha junina, o concurso municipal de quadrilhas e os artistas, Maura & Banda e Isaias Estilizado animaram centenas de pessoas.
“Nosso grupo se sente prestigiado em fazer parte desta programação, fazer esta apresentação é dar vida a nossa tradição, nossos pais também participaram um dia e agora nós estamos seguindo essa cultura”, alegra-se a dançarina Marta Moniqure.
Retomar à antiga tradição de realizar os festejos juninos em praça pública e envolver a comunidade nesta manifestação cultural é a marca do projeto São João na Praça organizado pela prefeitura por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (SECULT) com o apoio do Conselho Municipal de Cultura (CMC) e a União das Quadrilhas Juninas do Oeste da Bahia (UNIQJOB).
O projeto teve início em 2017 e vem crescendo a cada ano. “É o terceiro ano que participo e sempre tem novidades, está bem organizado, muito bonito o espaço, a estrutura está ótima, tem segurança, com certeza vamos participar de toda a programação”, revela a participante, Silvânia Ferreria. A organização do evento traz na ornamentação da Praça uma homenagem aos sanfoneiros do município com estandartes e um pouco da história de cada um. 
Seis quadrilhas juninas se apresentaram na etapa municipal, a campeã Furacão Nordestino e a vice-campeã Por do Sol, disputarão no maior Concurso Regional de Quadrilhas Juninas do Interior da Bahia, realizado pela primeira vez em São Desidério, com abertura na noite de hoje, 23, a partir das 18h30 como parte da programação do São João na Praça. 
“Este é um projeto com resultados muito positivos, retomar nossa cultura e incentivar as novas gerações é a meta do nosso trabalho, é muito bonito ver o envolvimento dos jovens nesta proposta, além de movimentar também o comércio local por meio das barracas juninas, bares, restaurantes e pousadas”, comemora o secretário da SECULT, Florentino Souza.
Programação: Dia 23, domingo, abertura do XV Concurso Regional de Quadrilhas Juninas. Show com Banda Gerações e Lucas Santini. Dia 24, segunda, etapa final das apresentações do Concurso com premiação dos vencedores. Show com Baião de 2.


Compartilhe:

Comentários: