O que muda em viagens à Europa a partir de 2021?

Quem planeja viajar para países da União Europeia precisa se programar, considerando que haverão mudanças nas regras de entrada nestes países. Atualmente, os cidadãos brasileiros não precisam de visto para adentrar nos países da União Europeia, no entanto, a partir de 2021 será preciso uma autorização de viagem chamada de ETIAS.

A medida será válida tanto para viagens turísticas e de negócios quanto para viagens com fins de cuidados médicos ou apenas conexões nestes países.

O que é o ETIAS?

O ETIAS (Sistema Eletrônico para Autorização de Viagem) é considerado um visto não-tradicional válido para viagens de até 90 dias, que foi criado para combater a crise migratória e o terrorismo nos países da união europeia.

Com a nova autorização, as autoridades europeias terão mais controle sobre quem entra no país, podendo prever possíveis ameaças terroristas, além de impedir a imigração ilegal, ao evitar que pessoas estrangeiras permaneçam por tempo demais no país e trabalhem ilicitamente.

Como conseguir o ETIAS?

Para solicitar o ETIAS é preciso preencher um formulário online, no qual serão informados os dados pessoais, se a pessoa possui parentes na Europa, qual será o país de entrada, quais países visitará, informações médicas, além de preencher um questionário de segurança.

A taxa, para maiores de 18 anos, é de 7 euros, o que equivale a, mais ou menos, 35 reais. Menores de idade são isentos do pagamento de taxa. O prazo da emissão da autorização pode durar desde minutos a duas semanas e sua validade é de 3 anos.

Dicas para não ser barrado na alfândega

  • Estar com o passaporte com validade mínima de 6 meses;
  • Ter seguro viagem;
  • Ter a passagem de volta;
  • Ter o comprovante de hospedagem;
  • Comprovar que tem dinheiro suficiente para custear a estadia lá (ter dinheiro vivo, cartão de crédito internacional, comprovante de renda);
  • Comprovante de vínculo com o Brasil, como carta da empresa atestando o vínculo empregatício, certidão de casamento ou união estável, carteira de trabalho, etc.

 


Compartilhe:

Comentários: