Prefeitura realiza 1º Festival Artístico Estudantil Barreirense

O FAEB acontecerá também na quarta-feira (14) com participação de 15 escolas municipais.

O colorido, a dança e muita criatividade marcaram o primeiro dia do Festival Artístico Estudantil Barreirense (FAEB) na manhã dessa segunda-feira (12) no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho. A Prefeitura de Barreiras, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, por meio da Diretoria de Cultura realiza o evento que tem caráter educativo, artístico e cultural, criado a partir de uma perspectiva que incentiva a criatividade, promovendo o intercâmbio cultural bem como a valorização da produção cultural estudantil.

Dentro do Projeto Cultura e Arte por Toda Parte, o Festival acontece nessa segunda e quarta-feira com a participação de 15 escolas municipais que farão apresentações artísticas envolvendo teatro, dança e música. Durante as apresentações, a comissão julgadora irá avaliar critérios como ritmo, postura e figurino.

A vice-prefeita de Barreiras, Karlúcia Macêdo, ao lado da secretária municipal de educação, Cátia Alencar, bem como da subsecretária Emília Moreno e do diretor de cultura, Lucas Barreto, prestigiou a abertura do evento que contou com a apresentação da Escola Municipal de Teatro e Dança. Karlúcia destacou a importância de difundir novos talentos como um dos meios essenciais de expressão cultural através do protagonismo infanto-juvenil.

O evento que tem caráter educativo, artístico e cultural.

“A Prefeitura de Barreiras busca proporcionar momentos culturais como esse que acontece hoje com a primeira edição do FAEB. Aqui as escolas estão tendo a oportunidade de mostrar a diversidade cultural do Brasil através da arte, dança e da música. Parabenizo todos envolvidos nesse projeto e que a cultura seja cada vez mais enaltecida em nosso município através do potencial desses estudantes barreirenses”, pontuou Karlúcia Macêdo.

As apresentações da manhã se concentraram nas Escolas Municipais Profº Roberto Santos, Centro Educacional Sagrado Coração de Jesus, Alcyvando Liguori Luz II, Murilo Avelar Hingel (CAIC), Dr. José da Costa Borges e Escola Dr. Abílio Farias, que representaram os ritmos mais tocados em cada região, o carimbó, frevo, o axé e a dança afro. Para a diretora do Centro Educacional Sagrado Coração de Jesus, o evento promove a interação. “Esse é momento em que mostramos através dessas apresentações a cultura brasileira que é tão rica e ao mesmo tempo fazemos a integração entre as escolas do município. Do Norte ao Pará estão sendo apresentados nesse primeiro festival. Os estudantes gostaram da ideia e para o ano que vem vamos buscar novas propostas”, disse Eunice de Almeida.

As apresentações artísticas envolvem teatro, dança e música.

Já na tarde dessa segunda-feira as apresentações das Escolas Municipais foram de teatro e na próxima quarta-feira, serão as musicais.  De acordo com a secretária Cátia Alencar, os primeiros colocados de cada categoria receberão troféus e medalhas. “Estamos comemorando a Semana dos Estudantes com esse lançamento do Festival Artístico Estudantil de Barreiras, que visa auxiliar no processo educativo por meio da cultura e arte com apresentações de dança, música e teatro através das escolas que se inscreveram no Festival. Tivemos nessa primeira edição a adesão de 15 escolas, da educação infantil ao ensino fundamental e essa participação é muito importante, é mais um instrumento que auxilia os estudante no desenvolvimento psicossocial”, destacou Cátia Alencar.

 

Os vencedores da Primeira Edição do FAEB se apresentam ao público na sexta-feira (16), às 18h, no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho. Os dois primeiros colocados das categorias apresentadas ao longo da semana exibirão suas performances em dança, teatro e música.


Compartilhe:

Comentários: