Quais os documentos necessários para fazer viagens internacionais?

Você planeja viajar ao longo deste ano? Os planos incluem viagens para o exterior? Então, é importante que você comece a se planejar com antecedência, especialmente se você ainda não possui passaporte, visto ou não conferiu se possui todas as vacinas necessárias para adentrar no país de desejo.

Pensando nisso, preparamos esse pequeno guia de viagem no qual trataremos sobre esses assuntos que, muitas vezes, podemos deixar por último durante o período de preparação para uma viagem. Assim, você poderá embarcar em imprevistos, evitando transtornos durante suas férias.

Passaporte

Mesmo em países nos quais não é necessário o visto, o passaporte pode ser necessário. Para tirar esse documento, caso você não o tenha, é necessário se dirigir à Polícia Federal munido de RG, CPF, Certidão de Casamento ou o documento que reconhece a união estável, ou o certificado de naturalização (para estrangeiros naturalizados brasileiros).

O prazo atual de validade dos passaportes é de 10 anos.

Vistos

Alguns países exigem o visto para que você possa entrar nele. Para saber em quais países este documento é obrigatório, basta consultar o Portal Consular do Ministério das Relações Exteriores. Além disso, é necessário consultar as informações no consulado do país de destino para entender quais as regras para emissão do documento.

Outras informações

A depender da localidade para a qual você viajará, o Ministério das Relações Exteriores orienta que pode ser necessário verificar a situação política do país de destino, através da verificação da existência de guerras ou conflitos internos mais graves.

Além disso, por uma questão de segurança e saúde pública, também é necessário verificar a necessidade de apresentação do Certificado Internacional de Vacinação.

É possível viajar para o exterior só com o RG?

Sim. Tanto entre os países membros e quanto entre os países associados ao Mercosul, é possível viajar apenas com a carteira de identidade (RG) com data de emissão inferior a 10 anos ou um passaporte válido.


Compartilhe:

Comentários: