Tem início a 1ª Semana da Arte em São Desidério

Ana Lúcia Souza

Com uma programação diversificada que foi pensada para celebrar o Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, teve início nesta terça-feira, 21, a 1ª Semana da Arte, com o tema “Palmares: de Zumbi a São Desidério”. A organização do evento é da Prefeitura de São Desidério por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SECULT).

“Este momento foi pensado com carinho para celebrar uma data tão importante que marca a morte de Zumbi dos Palmares, um dos símbolos da nossa história e que representa luta pela liberdade. A programação está atrativa e acontece aqui na Lavanderia, um lugar histórico do nosso município. Convidamos a todos para vir prestigiar”, destacou o secretário da SECULT, Josivaldo Oliveira.

No espaço da Lavanderia Cultural foi montada uma estrutura para acolher os participantes. Na primeira noite, o grupo local Sangue Bom abrilhantou o momento com roda de capoeira. “Este evento é muito importante e mostra que a capoeira continua no nosso meio, vencendo preconceitos. Atualmente estamos fazendo um trabalho diferenciado e envolvido com causas sociais por meio do apoio às campanhas realizadas pelo Governo Municipal ou que o grupo de capoeira promove. Hoje as nossas aulas acontecem não somente aqui na sede, mas também em alguns povoados do município, tudo isso pensando no futuro, pois pretendemos envolver mais crianças, descobrir mais talentos e tirá-las das ruas”, afirmou o mestre Nego.

O público prestigiou também uma performance teatral, roda de conversa acerca da obra “São Desidério de A a Z: sua história, minhas lembranças”, do escritor da terra, Florentino Augusto de Souza Filho, palestra sobre a temática “Novembro Azul e Doenças prevalentes da população negra’ pela médica clínica geral Adelle Nóbrega e o terapeuta e jornalista Renilson Freitas Júnior.

A programação da noite foi encerrada com a apresentação do Coral Municipal Infantil e Adulto e o Grupo Afro Pérola Negra. “Esse evento representa bem a data e mostra que nós temos força e apoio para resistir ao preconceito que muitas pessoas sofrem diariamente”, declarou a integrante do grupo de Teatro Trakinus, Luciana Maria.

No estande da Saúde foram realizados testes para verificação de pressão arterial e de glicemia e prestadas informações sobre saúde. Os participantes puderam também degustar produtos da culinária local e baiana, como acarajé, derivados da mandioca, a exemplo de beijús, biscoitos e bolos produzidos pela Cooperativa dos Mandiocultores de São Desidério (COOMASD) do povoado de Cabeceira Grande.

Artesanato do capim dourado, produtos do Cerrado, bebidas e farmácia popular foram trazidos pela Associação Geraizeira de Ponte de Mateus. “Trouxemos para expor garrafadas naturais, pão de jatobá e doce de cascudo. Trabalho há cinco anos na associação e essa é uma oportunidade importante para divulgar o nosso trabalho”, disse a participante da associação, Maria Lina de Souza.


Compartilhe:

Comentários: