3ª edição do Projeto “Arte de reciclar para preservar” entrega certificados aos alunos das escolas do campo

Dircom

Uma ação que deu certo e vem colhendo frutos, o projeto “Arte de reciclar para preservar” já está em sua 3ª edição, envolvendo a formação de mais de 1000 alunos da rede municipal de ensino da zona urbana e rural. Com o propósito de promover uma nova consciência ambiental e social, o projeto é desenvolvido pela Universidade Federal do Oeste da Bahia – UFOB em parceria com a Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer. Nessa manhã de quinta-feira, 31, o auditório do Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho ficou lotado e a ansiedade dos alunos das dez escolas do campo que participaram dessa edição, era visível. Muitas peças produzidas em papel reciclado decoravam o ambiente, e no hall de entrada eles fizeram a exposição com fotos das oficinas, cortinas de pássaros de papel, porta-retratos, cartão e animais em origami, tudo feito com o “novo papel” produzido nas oficinas.

Na entrega do certificado aos 220 alunos participantes, a reitora da UFOB, Dra. Iracema Veloso enfatizou o envolvimento dos alunos, o laço social criado entre os estagiários e servidores com o projeto, e o principal objetivo da instituição, que é mudança de comportamento e preservação ambiental. “Estamos felizes com os resultados, todo envolvimento de nossa equipe, a sensibilidade das escolas, dos alunos e a parceria com a Secretaria de Educação. Nosso objetivo é continuar nesse trabalho de realmente plantar sementinhas, e essa semente da consciência ambiental e sustentabilidade é uma das mais importantes, porque interfere no futuro da humanidade”, salientou a reitora.

Representando a secretária Cátia Alencar, a diretora pedagógica Aldeci Queiroz parabenizou toda equipe escolar, a disposição para o deslocamento das turmas até as oficinas que aconteceram na UFOB e o comportamento dos alunos com o aprendizado. “Todas as escolas, os professores e alunos estão de parabéns, pelo esforço, dedicação e busca pelo conhecimento sustentável. Acompanhamos desde a primeira edição, e essa ação tem modificado comportamentos e também gerado atitudes empreendedoras, temos alunos que vivenciam no dia a dia o aprendizado, e começaram a vender seus artesanatos”, ratificou Aldeci.

A Pró-reitora de Administração e Infraestrutura da UFOB, professora Adriana Migliorini agradeceu todos os envolvidos, citando a participação do professor José Leonardo de Carvalho nas duas primeiras edições. Logo após, os 220 alunos receberam os certificados de formação emitidos pela UFOB, além dos 40 professores, gestores, coordenadores pedagógicos, os 10 técnicos da Secretaria de Educação e três estagiários da Universidade.


Compartilhe:

Comentários: