Abapa inova com transmissão ao vivo do Prêmio Conhecendo o Agro 2020

Prêmio Conhecendo o Agro Abapa 2020

Ansiosos pela divulgação dos resultados, estudantes e professores acompanharam, de forma remota, na manhã desta segunda-feira (21), a transmissão ao vivo do Prêmio Conhecendo o Agro 2020. Em um formato dinâmico, interativo e inclusivo, com tradução na linguagem dos sinais, a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) anunciou a lista dos 28 vencedores pelo YouTube e Instagram. Com o tema “A Importância da Agricultura na minha Vida”, o Prêmio mobilizou 10 mil estudantes e 600 professores de 37 escolas de nove municípios do Oeste da Bahia.

A cerimônia fecha, com sucesso, o segundo ano do programa educacional Conhecendo o Agro da Abapa, que desenvolveu ao longo deste ano, curso de formação, planejamento pedagógico, distribuição de cartilhas, dentre outras atividades, visando a inserção do conhecimento ligado ao setor agrícola no âmbito escolar. Ao lado do apresentador Carlos Augusto, o presidente da Abapa, Júlio Cézar Busato, anunciou os nomes dos 16 estudantes reconhecidos com os melhores desenhos e dos 12 professores, com os planos de aula. Eles ganharam, respectivamente, tablets, bicicletas e premiação em dinheiro, além dos certificados de vencedores do Prêmio Conhecendo o Agro 2020.

Estudante do 4º ano da Escola Municipal Jardim Paraíso, de Luís Eduardo Magalhães, Luan Marcos de Lima Ribeiro, ganhou um tablet ao ficar com o primeiro lugar. “Quero agradecer a Abapa pela premiação. É uma parceria bastante importante para as escolas porque aprendemos muito sobre a importância da agricultura em nossa vida”. Uma das professoras vencedoras da premiação, a professora Karla Beatriz, da Escola Municipal Sebastião A. de Azevedo, de Cocos,  destaca a importância do programa que tem feito a diferença. “Este foi um dos melhores presentes que poderíamos ganhar, que é a riqueza dos conhecimentos e valores gerados com o programa educacional que reconhece na educação um vetor de mudança e desenvolvimento”.

A professora Sandra Meira de Moura, de Jaborandi, parabenizou a associação dos produtores por ter proporcionado as atividades do Conhecendo o Agro, valorizando os professores e estudantes da região. “Ganhar sabendo e tendo a certeza que foi mérito seu é o melhor prêmio que poderia ganhar este ano”. “Independentemente do resultado, a Abapa, todos os participantes, em especial os pais, estão de parabéns pelo incentivo aos filhos a participarem da premiação”, ressalta a secretária de educação de Cocos, Francirene Pereira.  Diante do sucesso do programa educacional, a secretária de educação de Barreiras, Cátia Alencar, expressou o desejo de manter a parceria. “O agronegócio estimula nossa região. Queremos ampliar as oportunidades para todos os estudantes e professores do nosso município”, afirma.

Avanço – Nesta segunda edição da premiação, o presidente da Abapa, Júlio Cézar Busato, reforça o crescimento do programa educacional, mesmo em um ano de pandemia e isolamento social. “Ano passado fizemos o projeto piloto em Barreiras e Luís Eduardo Magalhães. Esse ano aumentamos o número de municípios participantes e temos certeza que estamos no caminho certo, mostrando para os estudantes e professores da região, a importância da agricultura sustentável da nossa região, que está em nosso dia-a-dia, do alimento à roupa que a gente usa, desenvolvida no campo com competência, vontade e excelência técnica, de forma sustentável e com respeito ao meio ambiente”, afirmou Busato.

Presidente eleito para o biênio 2021/22, Luiz Carlos Bergamaschi, confirmou o Prêmio Conhecendo o Agro para o próximo ano. “ Já faço aqui o convite para que estudantes e professores possam participar e concorrer novamente”. Além de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, que integraram o primeiro ano, passaram a integrar o Conhecendo o Agro, os municípios de Baianópolis, Cocos, Correntina, Jaborandi, Formosa do Rio Preto, Riachão das Neves e São Desidério. O programa educacional Conhecendo o Agro conta com a parceria da Agrosul – JD, UFOB, Senar, Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras (SPRB) e de Luís Eduardo Magalhães (SPRLEM).

Prêmio Conhecendo o Agro Abapa 2020

Assessoria de Imprensa Abapa


Compartilhe:

Comentários: