Alunos de Barreiras são destaque na I Feira de Inovação e Ciências do Oeste da Bahia

Os estudantes foram premiados em diferentes categorias do evento de iniciação científica.

A I Feira de Inovação e Ciências do Oeste da Bahia (FICOB) aconteceu de forma virtual, nos dias 17 e 18 de novembro, com a apresentação do total de 11 projetos de iniciação científica desenvolvidos em cinco unidades escolares da rede estadual, que foram premiados em diferentes categorias.

Os alunos do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Barreiras foram destaque com a conquista de sete prêmios referentes à apresentação dos projetos “Desenvolvimento de formulações semissólidas com ação cicatrizante contendo os óleos de pequi e buriti”; “Lixeira inteligente”; “Pare: performance, arte, respeito e educação”; “O uso do jatobá para aumentar o valor nutricional da merenda dos estudantes”; e “Banco de sementes do cerrado com uso de QR code”.

Os participantes enviaram vídeos sobre os projetos e fizeram suas apresentações on-line, como o estudante do CJCC, Pedro Henrique Oliveira, autor do projeto “Desenvolvimento de formulações semissólidas” juntamente com a estudante Larissa Vitória Silva.

“Foi uma experiência incrível, pois proporcionou uma grande troca de experiência entre estudantes de outras escolas da região Oeste, estimulando a continuidade das pesquisas científicas”, disse Pedro Henrique.

A gestora do CJCC, Laísa Brandão, comemorou as conquistas. “Estou imensamente feliz com os resultados, pois mostra o potencial das nossas escolas e da educação pública de qualidade”.

Os estudantes da rede estadual de ensino a cada ano tem se destacado mais, nas feiras científicas realizadas em todo o país. O Colégio Estadual Duque de Caxias, também levou seis prêmios com os projetos “Babosa famosa: estudo das características físico-químicas da babosa Aloe Vera, no intuito de confeccionar um produto auxiliar no tratamento de câncer de pele e cicatrização de queimaduras” e “Ipê pra quê? Estudos das propriedades terapêuticas e medicinais do Ipê-Amarelo, produção de cápsula com as partes da planta”.

Para a estudante Sabrina Bonfim, do 3º ano do Colégio Estadual Duque de Caxias, autora do projeto “Babosa famosa”, a feira foi enriquecedora. “Foi muito importante participar devido a troca de experiência, através do meu projeto, que fiz com muito empenho e dedicação”.

Já a sua orientadora Stefani Laira Ferreira afirmou que a iniciação científica é essencial na vida dos jovens. “Agradeço à FICOB por oportunizar às escolas públicas a participarem de um evento importante como este, pois em meio à pandemia continuamos fazendo Ciência com grandes descobertas”.

FICOB – A feira é promovida por diversas instituições de ensino, a exemplo do Instituto Federal da Bahia (IFBA) – Campus Barreiras. A FICOB representa um espaço de divulgação científica, tecnológica e de inovação, mostra de experiências e de estímulo ao protagonismo dos estudantes que, orientados por docentes, fortalecem o domínio de habilidades próprias em diversas áreas de conhecimento dos ensinos Fundamental e Médio e da Educação Profissional e Tecnológica.

Com Informações: Ascom/ Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Foto: Divulgação


Compartilhe:

Comentários: