Alunos e professores das escolas municipais de Barreiras recebem o Projeto MudaMundo

Dircom

Um projeto para mudar o mundo, começando pela escola. Essa é a mensagem do projeto MudaMundo, que pelo terceiro ano consecutivo é levado aos municípios brasileiros com patrocínio da SLC Agrícola. Nessa primeira temporada de 2019, o MudaMundo contempla os estados da Bahia, Maranhão e, pela primeira vez, Piauí, disseminando os conceitos básicos para a formação de cidadãos críticos e comprometidos com suas comunidades.

Em Barreiras, o projeto MudaMundo se apresenta nos dias 7, 8 e 9 de maio no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho numa parceria entre Prefeitura de Barreiras através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer com o Ministério da Cultura por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Durante três dias, os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental e turmas da Educação para Jovens e Adultos (EJA) vão assistir apresentações teatrais e os professores participam da oficina interativa.

A iniciativa é voltada para o resgate de valores em sala de aula, buscando contribuir para a transformação social, contando as histórias vividas pelo menino João, um garoto muito esperto, sempre pronto a auxiliar os outros e incomodado com injustiças. Com atores e fantoches em cena, as apresentações também transmitem conceitos de respeito ao próximo, de cuidados com o meio ambiente e com as cidades onde vivemos, pois em seu contexto o João deseja mudar o mundo, tornando-o mais solidário, a partir de pequenas ações.

A secretária de educação, Cátia Alencar acompanhou a abertura do projeto nesta terça-feira, 07, conferindo as oficinas com os professores e apresentação teatral que reuniu mais de 200 alunos das escolas municipais. “É muito interessante observar o envolvimento dos alunos e interação durante o teatro. Eles buscam ajudar e ficam atentos aos exemplos positivos do personagem João, e isso ajuda muito os professores que poderão trabalhar esse comportamento positivo em sala de aula com os aprendizados nas oficinas e os livros de literatura”, salientou a secretária.

O espetáculo teatral é encenado pelo grupo mineiro Real Fantasia, que faz cinco apresentações em Barreiras. O MudaMundo ainda promove as “rodas de conversas” entre a equipe do projeto, o grupo teatral, os alunos e professores. A ideia é oportunizar a discussão sobre a transposição da literatura para o teatro, as várias linguagens teatrais e recursos cênicos utilizados no espetáculo. Para esses eventos especiais, tanto a apresentação teatral quanto a roda de conversa contam com a participação do intérprete de Libras.

Ainda segundo a coordenadora do MudaMundo, Cristiane Ostermann serão doados 6.000 livros infantis com as histórias do menino João e 485 cadernos do professor, com sugestões de atividades para serem desenvolvidas em sala de aula. As histórias foram escritas pelo autor gaúcho Caio Riter e ilustradas pela artista plástica Laura Castilhos.


Compartilhe:

Comentários: