Escolas Municipais comemoram Dia da Consciência Negra com atividades de empoderamento afro e respeito às diversidades, em Barreiras

Dircom

Força, respeito, multiculturalidade e expressões africanas, todos esses temas foram discutidos durante a semana de comemoração à Consciência Negra, nas escolas da rede de ensino municipal. Com apoio da Prefeitura de Barreiras, através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, as escolas municipais e professores prepararam uma programação especial com os estudantes para compartilhar o empoderamento afro, o respeito e convivência harmoniosa com as diferenças de gênero, raça ou religião.

Mergulhados no mundo da interação, da valorização da beleza negra e extinção do preconceito, os estudantes do Centro Educacional Sagrado Coração de Jesus transformaram o ambiente escolar com uma réplica de senzala e quilombo, decoração, pinturas, literaturas e exposição de religiosidade. Na quadra poliesportiva, durante os dias 19 e 20, a culminância do projeto “Identidade e Cultura Afro”, mais de 800 estudantes apresentaram dança, teatro, poemas, música e a beleza da mulher negra.

“Envolvemos os alunos do 6º ao 9º ano durante toda semana, com atividades de música, capoeira, teatro, dramatização literária, valorização e respeito às diferenças. Nosso foco é na efeméride da Consciência Negra no ambiente escolar, enfocando principalmente a importância de respeitar o outro em sala de aula, em casa e na rua, e também fazer uma viagem pela cultura da África e a importante contribuição para formação da sociedade brasileira”, salientou a diretora do Colégio Sagrado, professora Eunícia Almeida.

A Escola Municipal Joaquim Francisco de Lima, no bairro Boa Sorte, envolveu os pequenos estudantes da educação infantil até o 9º ano, com palestras baseadas no tema “Preconceito, Não” e o “Negro na Contemporaneidade”, promovendo também exposição de bonecas africanas produzidas durante a disciplina de artes, painéis de pinturas, jogral, música, análise literária e as rodas de capoeira do projeto “Angola tá chamando”, com o professor Olavo.

As escolas do campo também participaram das atividades comemorativas e reflexivas com o tema afro. A Escola Municipal Agostinho Porto (Baraúna), Escola Municipal Miguel Pereira Gomes (Tatu), Escola Municipal Abílio Farias (Mucambo) e Escola Municipal São João (Riachinho) trabalharam o tema, com desfiles de beleza, artesanato, axé, cultura e religião de matrizes africanas, fortalecendo assim referências históricas da cultura e trajetória negra no Brasil.

A secretária de educação, Cátia Alencar elogiou o empenho e envolvimento estudantil nas atividades nas escolas municipais. “Nesse Dia Nacional da Consciência Negra, estamos acompanhando os trabalhos desenvolvidos na rede municipal de ensino, e muito felizes com os resultados de aprendizagem, espaço promotor de desenvolvimento e inserção social preparado pelos professores e gestão escolar. Nosso trabalho é sim, construir na escola um ambiente onde a presença da diversidade seja o reflexo da sociedade em que ela se insere, considerando as diferenças como aspectos enriquecedores no processo formativo de cada um, esse, sim, é o maior desafio de nossa comunidade educativa”, finalizou a secretária.


Compartilhe:

Comentários: