Estado mobiliza redes para que os estudantes façam as provas SAEB

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia promoveu, nesta quinta-feira (10), mais uma grande mobilização junto a coordenadores pedagógicos, diretores escolares e secretários da Educação das redes estadual e municipais de ensino, visando a aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB),  de 21 de outubro a 1° de novembro, em todo o país. A atividade aconteceu durante a Formação Continuada nos Núcleos Territoriais de Educação (NTE) de Vitória da Conquista (NTE 20); Serrinha (NTE 04); Valença (NTE 06); Amargosa (NTE 09); Juazeiro (NTE 10); Caetité (NTE 13); Alagoinhas (NTE 18); Senhor do Bonfim (NTE 25); Barreiras (NTE 11) e Região Metropolitana de Salvador (NTE 26).

 O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, participou da ação no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, e falou sobre a importância das provas para os indicadores da Bahia. “Esta é uma agenda estratégica estadual, que estamos envolvendo diretores, vices, coordenação pedagógica e, em alguns lugares, trazendo os secretários municipais, porque entendemos que é uma agenda da educação do Estado, pois a prova de avaliação não é só da rede estadual, mas também dos municípios. Então, precisamos estar alinhados, com a mesma linguagem e com muita força e motivação”, afirmou.

 A superintendente de Políticas para a Educação Básica do Estado, Manuelita Brito, falou sobre as expectativas para a participação dos estudantes nas provas SAEB. “Temos muita expectativa de que as redes compareçam, em peso, no dia da avaliação. Precisamos dessa presença e destes resultados para que possamos continuar desenvolvendo políticas públicas que se adequem ao que os nossos estudantes precisam”, informou a superintendente que apresentou dados sobre a prova SAEB, um dos itens que compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

 A mobilização para a Prova SAEB é desenvolvida em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME-Bahia) e conta com a participação de dirigentes da SEC, dos NTE, das secretarias municipais de Educação, além de formadores do IAT. A diretora geral do IAT, Cybele Amado, foi uma das participantes do encontro.Entre os temas abordados, estão as bases conceituais, procedimentos e dados estatísticos que subsidiam as provas SAEB e o cálculo do IDEB. Outro foco é a socialização de estratégias desenvolvidas pelas escolas para que os estudantes façam as provas do SAEB.

 A coordenadora pedagógica no Colégio Estadual Professor Carlos Barros, em Salvador, Jandira Rodrigues destacou a importância do diálogo com a gestão escolar e a coordenação pedagógica. “Esta mobilização foi de grande valia e serviu para oxigenar a escola”, comemorou.

A avaliação nacional é realizada a cada dois anos, envolvendo todas as redes públicas do Brasil. O objetivo é extrair a nota de proficiência, ou seja, o conhecimento que o estudante apresenta em Língua Portuguesa e Matemática. Todos os estudantes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental, da 3ª e 4ª séries do Ensino Médio, e da 4ª série da Educação Profissional devem participar da avaliação.

 

 Fotos: ASCOM / IAT


Compartilhe:

Comentários: