Estudantes da Escola Municipal São José propõem uma viagem pelo mundo da literatura

Dircom

Os 280 pequenos estudantes da Escola Municipal São José, na Vila Brasil, passaram um ano inteiro mergulhados em textos e conhecendo as particularidades de autores brasileiros. Trata-se do Projeto “Para gostar de Ler”, implantado em 2015, que propõe uma viagem pelo mundo da literatura. Nesta quinta-feira (29), o conhecimento adquirido pelos pequenos, com idades entre 3 a 5 anos, foi socializado para familiares, durante uma mostra de literatura, realizada durante todo o dia.

Pela manhã, o comando da exposição ficou por conta das seis turmas do Maternal II ao Pré II, à tarde, as outras seis turmas assumiram a função de mostrar o que aprenderam no decorrer do ano. “Cada turma desenvolveu atividades a partir de textos de um autor específico, assim, trabalhamos um total de seis autores e suas obras, com atividades de conto e reconto de histórias, como forma de despertar nas crianças o prazer pela leitura”, explica a coordenadora pedagógica, Luzimar Santos.

Os autores, selecionados a partir de suas produções literárias infantis foram: Elias José, Bartolomeu Campos de Queiróz, Ana Maria Machado, Eva Furnari, Vinícius de Moraes e José Paulo Paes. E, o resultado desse estudo, foi uma mostra recheada de personalidade e imaginação. “Nossos alunos apresentaram poemas, música e produções gráficas que traduziram um aprendizado de muita aproximação e intimidade com a nossa literatura, certamente, com esse estímulo, estaremos formando futuros leitores”, avalia a diretora da escola, Maria Verônica Porto.

A visitação é direcionada, principalmente para os pais e familiares das crianças que podem conferir de perto os trabalhos desenvolvidos e assistir as apresentações. Tudo foi organizado com capricho pela equipe pedagógica composta por sete professores, 12 monitores, coordenação e direção da Escola São José.

A secretária de educação, Cátia Alencar fez questão de viajar com os alunos e destacou a importância dos momentos lúdicos como forma de facilitar o aprendizado. “A literatura proporciona ao público de todas as idades um modo mais prazeroso de crescer como ser humano, torna o leitor mais criativo, sensível, além de contribuir diretamente no aprendizado do aluno. Por isso a Secretaria de Educação se faz presente dando todo o apoio necessário”, destacou.


Compartilhe:

Comentários: