Estudantes da Escola Municipal São José propõem uma viagem pelo mundo da literatura

  • Dircom

    Os 280 pequenos estudantes da Escola Municipal São José, na Vila Brasil, passaram um ano inteiro mergulhados em textos e conhecendo as particularidades de autores brasileiros. Trata-se do Projeto “Para gostar de Ler”, implantado em 2015, que propõe uma viagem pelo mundo da literatura. Nesta quinta-feira (29), o conhecimento adquirido pelos pequenos, com idades entre 3 a 5 anos, foi socializado para familiares, durante uma mostra de literatura, realizada durante todo o dia.

    Pela manhã, o comando da exposição ficou por conta das seis turmas do Maternal II ao Pré II, à tarde, as outras seis turmas assumiram a função de mostrar o que aprenderam no decorrer do ano. “Cada turma desenvolveu atividades a partir de textos de um autor específico, assim, trabalhamos um total de seis autores e suas obras, com atividades de conto e reconto de histórias, como forma de despertar nas crianças o prazer pela leitura”, explica a coordenadora pedagógica, Luzimar Santos.

    Os autores, selecionados a partir de suas produções literárias infantis foram: Elias José, Bartolomeu Campos de Queiróz, Ana Maria Machado, Eva Furnari, Vinícius de Moraes e José Paulo Paes. E, o resultado desse estudo, foi uma mostra recheada de personalidade e imaginação. “Nossos alunos apresentaram poemas, música e produções gráficas que traduziram um aprendizado de muita aproximação e intimidade com a nossa literatura, certamente, com esse estímulo, estaremos formando futuros leitores”, avalia a diretora da escola, Maria Verônica Porto.

    A visitação é direcionada, principalmente para os pais e familiares das crianças que podem conferir de perto os trabalhos desenvolvidos e assistir as apresentações. Tudo foi organizado com capricho pela equipe pedagógica composta por sete professores, 12 monitores, coordenação e direção da Escola São José.

    A secretária de educação, Cátia Alencar fez questão de viajar com os alunos e destacou a importância dos momentos lúdicos como forma de facilitar o aprendizado. “A literatura proporciona ao público de todas as idades um modo mais prazeroso de crescer como ser humano, torna o leitor mais criativo, sensível, além de contribuir diretamente no aprendizado do aluno. Por isso a Secretaria de Educação se faz presente dando todo o apoio necessário”, destacou.


    • Compartilhe:

    Comentários: