França abre inscrições para brasileiros cursarem ensino superior

Prazo para se candidatar a cursos de graduação termina em 21 de janeiro.
Segundo a Campus France, taxa de admissão de brasileiros é de 85%.

Sem títuloEstá aberto o período de inscrição para brasileiros que querem cursar o ensino superior na França. A partir deste ano, pela primeira vez, a candidatura pode ser feita exclusivamente on-line e não há necessidade de encaminhar cópias impressas de documentos. De acordo com Thaís Cardim, porta-voz da Campus France, taxa de admissão de candidatos brasileiros em instituições francesas é de 85%.

A entrevista presencial é o segundo passo da candidatura.

Para postular uma vaga de graduação ou pós na França, é necessário enviar um dossiê eletrônico que inclui informações sobre a experiência acadêmica e profissional dos candidatos, cartas de motivação, entre outros itens. O site para envio da documentação é o www.bresil.campusfrance.org.

O prazo varia de acordo com o nível e a área de estudo. Para o primeiro ano da graduação nas universidades públicas, o período de candidatura termina em 21 de janeiro. Para o segundo e terceiro anos de graduação e para o mestrado, o prazo se estende até 18 de março.

As universidades francesas são públicas, porém, o governo arca com 90% dos custo do ensino e não há distinção entre estudantes nativos e estrangeiros. Para as universidades, o custo, por ano, é de 200 a 400 euros, o equivalente a 800 a 1.600 reais.

Segundo a Campus France, agência governamental francesa responsável pela promoção do ensino superior, a França é o terceiro país mais procurado por estudantes que querem estudar no exterior. Só no ano passado, cerca de 4 mil brasileiros tiveram visto concedido para estudar França, segundo Thaís Cardim, porta voz da Campus France Brasil.

Para cursos de até três meses não é necessária a obtenção de visto. Com o visto de estudante, é possível trabalhar meio período. Há também diversas opções de cursos com estágio remunerado. Os alunos das instituições francesas ainda têm acesso a restaurantes universitários, auxílio-moradia e planos especiais para transporte.

Fonte: G1

http://g1.globo.com/educacao/noticia/2015/12/franca-abre-inscricoes-para-brasileiros-cursarem-ensino-superior.html


Compartilhe:

Comentários: