Prefeitura de São Desidério dá início a Jornada Pedagógica 2018

Fotos: Ana Lúcia Souza

Ana Lúcia Souza

Foi realizada na manhã desta quinta-feira, 01, em São Desidério, a abertura da Jornada Pedagógica 2018. No Clube Esportivo Social de São Desidério (CESSD), a jornada que apresenta a temática “Educação de qualidade, compromisso e responsabilidade de todos” é promovida pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), e segue até o sábado 03.

Com participação da secretária de Educação Iléia Almeida, professores, coordenadores, supervisores escolares, gestores, vice-gestores e equipe técnica da SEDUC, o prefeito Zé Carlos e secretários de governo, o presidente da Câmara Marusan Lima e demais vereadores, representantes do Conselho Municipal de Educação (CME), da APLB Sindicato de Professores e de Igrejas do município, prestigiaram o momento. O Coral Infantil Municipal fez as apresentações iniciais.

A secretária Iléia deu as boas vindas. “São mais de 400 professores participantes além de equipe técnica envolvida para organizar o ano letivo de 2018. Preparamos oficinas e outras atividades para esses três dias de programação. Temos o compromisso de fazer uma educação de qualidade no nosso município e de trabalhar para o pleno desenvolvimento dos nossos alunos, que hoje cerca de 80% se concentra na zona rural. Temos que trabalhar para reforçar também a participação da família na escola para o sucesso da educação”.

São Desidério tem 35 escolas, além de uma creche.  Segundo dados da SEDUC para este ano letivo que tem início dia 05 de fevereiro, estão matriculados na rede municipal de ensino, 4.974 alunos na zona rural e 1.742 na sede. “Esse momento representa troca de experiência e saberes, com certeza sairemos daqui com as energias renovadas para o ano letivo que se inicia”, destacou a professora de Ensino Fundamental I, Silvaene Pereira, da comunidade de Ilha do Vítor.

O prefeito Zé Carlos reforçou quanto ao compromisso de cada educador. “Cada professor é protagonista da escola. Espero que essa jornada seja proveitosa e que cada um absorva tudo que for abordado neste encontro para fazermos uma educação pública de qualidade e cada vez melhor no nosso município”.

A professora Nilza Martins da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), o professor Valney Dias da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), participaram da abertura, ministraram palestras e juntamente com a professora Maria do Carmo do Instituto Federal da Bahia (IFBA), mediaram oficinas no período da tarde, quando os participantes foram divididos por núcleos nas Escolas Municipais Germano Rodrigues de Carvalho e Presidente Castelo Branco. As atividades dos dias 02 e 03 também acontecerão nestes locais.

“Se sou professora tenho que me colocar na posição de uma estudiosa e pesquisadora. Esse processo tem que ser contínuo. Não devemos pensar apenas em índices e melhorias, mas também nas especificidades. A educação continuada tem que ser um projeto”, destacou a professora Nilza Martins ao apresentar o trabalho realizado durante a Pesquisa ‘Tecendo Saberes’, em escolas da zona rural do município de São Desidério.


Compartilhe:

Comentários: