Prefeitura de São Desidério realiza formação para profissionais da educação infantil

Texto: Diego Souza

Fotos: Lucas Ribeiro 

A Prefeitura de São Desidério por meio da Secretaria de Educação realizou na manhã dessa segunda-feira, 08, no auditório da Escola Municipal Castelo Branco, uma formação continuada para os profissionais da educação infantil da Rede Municipal de Educação. O evento contou com a presença de professores, da secretária de educação, Iléia Almeida, diretora pedagógica Romênia Carvalho e do prefeito Zé Carlos.

O encontro teve como objetivo refletir acerca dos direitos de aprendizagem na educação infantil por meio de práticas pedagógicas inovadoras. “A formação continuada tem muito a oferecer nesse processo, porque ajuda o professor a melhorar cada vez mais suas práticas pedagógicas e com isso apoiar os alunos na construção de conhecimentos, e não apenas no acúmulo de informações”, disse a diretora pedagógica do município, Romênia Carvalho.

Para a secretária de educação Iléia Almeida “A formação continuada de professores tem sido entendida hoje como um processo permanente e constante de aperfeiçoamento dos saberes necessários à atividade dos educadores, e tem como objetivo assegurar um ensino de qualidade cada vez maior aos alunos”, frisou.

Na oportunidade foi realizada a entrega de kits para professores com a apresentação do livro didático adquirido pelo município a ser trabalhado durante o ano letivo. O prefeito Zé Carlos, falou da importância da família na escola.  “A participação familiar na vida escolar dos filhos leva-os, dentre outras coisas, à demonstração de um maior autocontrole e à manifestação de um comportamento cooperativo. Os pais precisam entender, no entanto, que acompanhar a vida escolar dos filhos não deve significar apenas cobrar. O acompanhamento pressupõe muito mais do que isso. É necessário estimular, motivar, valorizar, ensinar, conversar, prestigiar, discutir. Nessa parceria, a cobrança é a última ferramenta a ser utilizada. E com isso, ganha a criança, a família e a escola”, ressaltou.

Livro didático

O evento ainda abordou a importância dos livros didáticos voltados para o processo de alfabetização do aluno. O professor tem mais facilidade de planejar boas propostas e oferece condições para que elas possam ser colocadas em prática na sala de aula. Além disso, o caminho proposto no livro é baseado em estudos feitos pelo autor. Eles são condizentes com metodologias definidas e aperfeiçoadas à medida que se descobre como as crianças, de fato, aprendem os conteúdos.


Compartilhe:

Comentários: