Primeira edição do Arraiá Literário reúne estudantes e escritores na Biblioteca Municipal Folk Rocha

Dircom

Os alunos das escolas municipais Alcyvando Liguori da Luz I e Dr. José da Costa Borges se reuniram nesta segunda-feira, 17, na Biblioteca Municipal Folk Rocha, para uma tarde embalada pela música, dança e literatura nordestina. A primeira edição do Arraiá Literário buscou além da valorização da cultura local, estreitar o contato dos jovens com o ambiente da biblioteca, incentivando a visitação e a leitura.

“Realizamos esse evento pensando na necessidade de trazer os leitores para dentro da biblioteca, fazendo com que eles se deliciem pela beleza que é saber ler, escrever, descobrir como é gostoso obter conhecimento através da literatura”, destacou a Liana Arêas, coordenadora da Biblioteca Municipal Folk Rocha.

Durante o Arraiá, escritores como Ananda Lima, Antônio Galdino e Zeca Pereira trouxeram a ludicidade de suas obras literárias em prosa e versos. Como não poderia faltar no mês de junho, a festa contou a apresentação da quadrilha Remelexo Cearense, que trouxe como temática a importância da chuva para o povo do nordeste, e os estudantes da escola Alcyvando Liguori deram voz a um repente sobre as belezas de Barreiras.

Segundo o poeta e cordelista Antônio Galdino, é sempre bom colaborar com iniciativas que despertem o gosto pela cultura local incluindo a produção dos artistas da terra.  “Nós, membros da Academia Barreirense de Letras, já temos uma parceria com a Prefeitura, com os gestores da biblioteca que sempre nos convidam para participar dos eventos literários e a gente vem com o maior prazer. Hoje, escolhemos temas relacionados às festas juninas, fizemos sorteios de livros, contamos histórias e estaremos prontos para contribuir sempre que convidados”, destacou.

            A secretária municipal de educação, cultura, esporte e lazer, Cátia Alencar, prestigiou a programação e destacou que o clima dos festejos de São João, padroeiro da cidade, já contagiou as escolas da rede e toda a comunidade barreirense. “O Arraiá Literário é um grande exemplo do que está acontecendo nas unidades escolares e na nossa cidade, despertando no aluno o gosto pela literatura, arte, teatro e apresentações. As escolas também fazem seus “arraiás”, incentivando a participação dos estudantes e a Prefeitura está aqui para dar todo o apoio”, concluiu a secretária.


Compartilhe:

Comentários: