Projeto Conhecendo o Agro: alunos do Colégio Municipal Padre Vieira visitam Fazenda Modelo

Dircom

A semana dos alunos do 4º ano do Colégio Municipal Padre Vieira foi iniciada de forma diferente nesta segunda-feira, 15, com a aula inaugural do Projeto “Conhecendo o Agro” – programa educacional mantido pela Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), com o apoio do Instituto Aiba, Prefeitura de Barreiras, Secretaria Municipal de Educação e o Fundo para Desenvolvimento do Agronegócio do Algodão (Fundeagro). Mais de 60 alunos foram até a Fazenda Modelo Paulo Mizote para conhecer de perto a cultura do algodão, que tem colorido de branco as plantações no cerrado baiano.

A visita foi acompanhada pela equipe pedagógica do colégio e pelo presidente da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Júlio Cézar Busato que explicou o funcionamento da Fazenda Modelo Paulo Mizote localizada no Projeto Irrigado Barreiras Norte, idealizada com foco na pesquisa e formação técnico profissional de jovens. Júlio César Busato, agrônomo e produtor de algodão, ainda compartilhou suas experiências pessoais, o histórico da cultura do algodão, combate às pragas, variedades da fibra, períodos de produção e os diversos usos do produto no dia a dia.

“O algodão é a fibra que move o mundo. Precisamos entender o agronegócio além da rentabilidade, mas sim, pela necessidade, pela produção e cuidados com o meio ambiente, e o projeto educacional Conhecendo o Agro, é um aporte direto com os alunos para desmistificar essa imagem negativa do agronegócio, para que se conheça todo processo, desde a preparação da terra até o produto em nossa casa”, disse o presidente Júlio.

Animados com as atividades, os alunos visitaram o moderno laboratório de fitopatologia e com a ajuda dos técnicos observaram as amostras de fibra no microscópio e conheceram os vilões das lavouras: lagartas, percevejos, fungos e besouros. Logo após, com a bolsa de coleta, protetor solar e muito animação, eles fizeram a colheita simbólica do algodão com o presidente da Abapa.

“Um dia de muito aprendizado, de interação, expectativa e que aproximou os alunos da cotonicultura, mostrando passo a passo, da preparação da terra, plantio até a importância em nosso cotidiano, com a produção têxtil. Essa parceria entre as instituições e prefeitura é muito importante, e o Colégio Padre Vieira tem a satisfação de ser a escola modelo, oportunizando nossos alunos a conhecerem a agricultura como um todo”, disse a coordenadora pedagógica, Daniela Mariano.


Compartilhe:

Comentários: