Quais são as vantagens do mapa mental na sua organização ou escola?

Foto reprodução

No Ensino

Como uma ferramenta pedagógica (de aprendizagem), a visibilidade do Mapeamento Mental fornece uma abordagem eficaz para promover uma melhor compreensão nos alunos. A flexibilidade dessa ferramenta significa que ela possui vários usos em sala de aula, como para professores explicando o trabalho aos alunos em aulas e criando planos de aula futuros e guias de revisão. Usar o software de mapeamento mental em sala de aula também é uma maneira bem-sucedida de apoiar a exploração e apresentação de ideias pelas crianças.

Em um estudo,  Ralston e Cook (2007) descobriu que um exercício envolvendo mapas mentais forneceu um foco útil para os alunos organizarem seus pensamentos e apresentarem informações de forma clara e atraente. Também facilitou a comunicação entre os alunos.

No Planejamento e Organização

As evidências mostram que o mapeamento mental pode ser usado para ajudá-lo a planejar e organizar seu pensamento antes de começar a escrever ou se prender a um projeto. Isso ocorre porque você pode usar a técnica para desenvolver todas as suas ideias e ver onde elas se relacionam antes de decidir a melhor maneira de realizar a tarefa em questão.

Um estudo de Holland et al (2003/2004) descobriu que o mapeamento mental é uma técnica útil para ajudar os alunos a planejarem suas redações e projetos de maneira mais eficaz. Usando Mapas Mentais, os alunos foram capazes de melhorar a estrutura geral de aprendizado, a coerência e, consequentemente, a qualidade do seu trabalho escrito, e eles foram capazes de extrair valor da técnica para gerenciamento de projetos de trabalho prático.

Em Apresentações

Como o mapeamento mental funciona para melhorar as habilidades de apresentação? Em um estudo,  Mento et al (1999) descobriu que os alunos executivos usando apenas mapas mentais para apresentações eram capazes de lidar com questões desafiadoras com confiança. Isso se deve ao fato de que os alunos puderam internalizar as informações de forma mais eficaz por causa da representação única do mapa mental. Assim, eles tinham uma melhor recordação das informações de que precisavam porque haviam sido capturadas e armazenadas de maneira integrada e radiante, em vez de linear.

Além disso, um estudo de The Wharton School (1981) já havia provado os benefícios de utilizar elementos visuais em apresentações e integrá-los perfeitamente com palavras. Os apresentadores que usaram linguagem visual foram percebidos pelo público como sendo mais eficazes do que aqueles que não o fizeram. Esses apresentadores não apenas foram considerados mais claros e concisos, mas também pareceram mais concisos, interessantes, profissionais e confiáveis.

Um mapa mental é uma excelente ferramenta para colaborar com outras pessoas para desenvolver planos ou implementar projetos-chave. Ele permite que você aproveite a contribuição de todos os membros de um grupo de forma dinâmica e criativa, de forma que todas as idéias ou declarações possam ser registradas em um local apropriado dentro do Mapa Mental e discutidas abertamente em um momento adequado.

Zampetakis et al (2007) descobriu que os alunos preferiam trabalhar com mapas mentais em equipes. Isso lhes permitiu desenvolver interação sinérgica, reunir conhecimento coletivo e trabalhar com uma atitude de grupo. O fluxo de comunicação entre os membros do grupo também contribuiu para o processo criativo.

A Creately torna extremamente fácil colaborar com sua equipe, dando a você a capacidade de compartilhar seus mapas mentais com outras pessoas com permissão apenas para visualização ou edição. Os usuários também podem votar em suas ideias favoritas dentro de um mapa, e os ramos do seu mapa mental também podem ser transformados em tarefas que podem então ser delegadas a outros usuários com datas de vencimento atribuídas.


Compartilhe:

Comentários: