Anne Karine Ferreira – DRT Ba- 3651
Conciliações sobre divisas, Bahia, Piauí e Tocantins. Acontece hoje em Salvador mais uma reunião para a conciliação sobre os limites de terra que dividem a Bahia, o Tocantins e o Piauí. Presentes, representantes da classe produtora, o Sr. João Carlos Oliveira e Amaury Stracy, o Vice-presidente da Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia AIBA, Celestino Zanella, e o Vice Prefeito de Formosa do Rio Preto Gerson Bonfantti. A reunião está marcada com o Procurador Geral do Estado Rui Moraes Cruz às 15h00min no gabinete da procuradoria no Centro Administrativo de Salvador.
O objetivo de mais este encontro é reafirmar que os produtores e representantes do poder público da Bahia e do Piauí defendem que os estudos e levantamentos realizados pelo Exercito Brasileiro sejam os oficiais. O trabalho de identificação dos limites dos estados feito pelo Exercito foi contratado pela União, e faz uma leitura precisa e detalhada da delimitação natural das áreas através dos divisores de águas.
A Ação Cível Originária (ACO) 347 foi ajuizada em 1986 pelo estado da Bahia e tem como relator o Ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Fux.
O desfecho ainda não tem data marcada, porém, os produtores da Bahia querem uma solução imediata.
Defendem suas terras que hoje são produtivas e valiosas depois de décadas de suor e dedicação.
Os Representantes do poder publico também estão empenhados para que essas terras permaneçam em solo baiano, e sobre elas os pioneiros que construíram parte da história desta região.
O próximo encontro acontece com o Ministro Fux em Brasília e está marcado para o dia 9 de abril de 2013.