Texto: Cheilla Gobi
Fotos: Jayme Modesto
A entrevista coletiva aconteceu no gabinete do prefeito
O prefeito de Barreiras, Antônio Henrique de Souza Moreira juntamente com a secretária municipal de saúde Regina Figueiredo concedeu na manhã dessa sexta-feira (22), entrevista coletiva à imprensa, quando falou sobre compromissos firmados com o governo do estado da Bahia na área da saúde. A secretária de ação social, Antônia Pedrosa também marcou presença na coletiva.
O encontro com os profissionais de imprensa aconteceu após uma viagem do prefeito e da secretária de saúde a Salvador, quando na oportunidade se reuniram em audiência com o secretário estadual Jorge Solla no último dia 20. A entrevista foi estruturada em três momentos, o primeiro o prefeito Antônio Henrique anunciou os resultados da audiência com o secretário Solla confirmando de imediato que o Hospital Municipal Eurico Dutra – HMED permanecerá no comando do município. Informou ainda que a maternidade terá condições para receber toda obstetrícia, anunciou a instalação de um Centro de oncologia, assim como a implantação do Centro de Atendimento Psicossocial para tratamento de alcoolismo e drogas (Caps AD), Laboratório Central – LACEN e Unidade de Pronto Atendimento – UPA. No segundo momento a secretária Regina Figueiredo detalhou o desdobramento das ações e logo depois cada veículo de comunicação teve a oportunidade para fazer perguntas.
O Prefeito esclareceu sobre os ruídos de que o Eurico Dutra voltaria ao comando do estado e segundo Antônio Henrique realmente esta era a intenção. “Fomos a Salvador resolver esta situação e quero informar que o Eurico Dutra permanecerá no comando do município. Realmente a possibilidade de transferência da administração do HMED chegou a ser ventilada no início de meu mandato, mas decidimos manter o Eurico Dutra no comando do município, mas para isso precisaremos fazer uma ampla reestruturação, com atendimento médico ambulatorial e realização de cirurgias eletivas para desafogar o atendimento no Hospital do Oeste (HO). Iremos municipalizar o Eurico Dutra que de fato não aconteceu, inclusive na próxima semana deverei nomear o novo diretor geral do HMED”, disse o prefeito.
A secretária falou do desdobramento para execução das primeiras ações para operacionalizar o convênio e as demais ações em torno deste plano estabelecido pelo secretário estadual de saúde. “Foi uma reunião extremante produtiva! Receberemos uma equipe da secretaria de saúde do estado para analisar os espações físicos, reequipa-los e dá condições para que se faça a clinica médica, o ambulatório e cirurgias eletivas que estão reprimidas há alguns anos e que tem causado transtornos enormes aos pacientes e familiares”, disse Regina.
Conforme a secretária, a Maternidade Municipal terá condições para receber toda obstetrícia destacando que a ala de obstetrícia e UTI Neonatal do Hospital do Oeste – HO serão transferidas para aquela unidade de saúde, com intuito de desafogar o hospital. A equipe irá fazer esta largada do Eurico Dutra e maternidade com data simbólica 08 de março em homenagem ao dia internacional da mulher. “Largada nos trabalhos e implantação no tratamento da maternidade para que esteja apta a atender,” disse Regina. Regina disse ainda que a partir do momento que a maternidade estiver pronta para receber todo o oeste acontecerá um dos maiores avanços que é o serviço de oncologia que será implantado no HO.
Diretor de Comunicação Adalto, Prefeito Antônio Henrique, Secretária de Saúde Regina Figueiredo e a Secretária de ação Social, Antônia Pedrosa
Aposentadoria dos Funcionários do Eurico Dutra – Outra novidade será um mutirão de aposentadoria exclusivamente para agilizar os processos dos funcionários do Eurico Dutra. “É uma atenção por quem tanto trabalhou e que hoje luta pelo direito natural de ter seu descanso remunerado”.
Neste sábado, 23 o município já receberá uma equipe para tratar do serviço de oncologia. “Como o próprio secretário Solla disse: Se em Barreiras a saúde não estiver bem, na região também não estará”, falou Regina.
No dia 26/02 o município receberá também uma equipe para trabalhar a vinda do Laboratório Central – LACEN.
UPA – Regina ressaltou quanto a Unidade Pronto Atendimento – UPA que está com as obras paradas, mas a retomada da construção está sendo vista com a Caixa Econômica Federal. Segundo a secretária ainda tem a possibilidade de uma segunda UPA, também um compromisso do secretário Jorge Solla para com o município de Barreiras.
Provab – No mês de janeiro a secretaria de saúde cadastrou o município no Programa de Valorização da Atenção Básica – Provab, e na entrevista coletiva foi anunciado que Barreiras foi contemplada com aprovação para que tenha sete médicos nos PSF pagos pelo Provab.
Com relação a vinda de ambulâncias, os resultados não foram satisfatórios. “Não temos resultados reais devido a inadimplência que se encontra o município e na saúde o nosso atraso é com relação as ambulâncias”, afirmou.
Não foi definido prazo para a concretização de todas estas ações. “Estamos trabalhando com planejamento para que ocorra o mais urgente possível e iremos receber para cada atendimento uma equipe para fazer o diagnostico e posteriormente implantarmos”, afirmou o prefeito.