Assessoria de Comunicação da Embasa-Unidade Regional de Barreiras (UNB)
No início deste mês, a Embasa começou a testar a rede coletora de esgoto implantada nos bairros Vila Amorim, Vila dos Funcionários e Vila Rica, na sede municipal de Barreiras. O trabalho faz parte da inspeção obrigatória da qualidade da obra de ampliação do sistema de esgotamento sanitário (SES) da cidade, antes do início da operação do serviço nesta área. Após a conclusão do trabalho, prevista para dezembro deste ano, cerca de 30 mil moradores já contarão com coleta, tratamento e destinação adequada para os esgotos de seus imóveis.
Paralelamente aos testes, que incluem, entre outros serviços, lavagem para desobstrução da tubulação e checagem do funcionamento dos poços de visita, a equipe social começou a notificar a população sobre os procedimentos para a ligação de seus imóveis à rede de esgoto. Nos três bairros, existem 49 quilômetros de rede coletora que vão destinar uma vazão média de 18 litros por segundo (l/s) de esgotos domésticos para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Centro Histórico até que a nova ETE, na saída para o Piauí, seja concluída.
Segundo Marcos Rogério Moreira, gerente da Embasa em Barreiras, a ETE do Centro Histórico possui capacidade para receber os esgotos domésticos desta parte da cidade sem prejudicar a eficiência do tratamento. “Embora receba atualmente uma vazão média de 8 l/s de esgotos do Centro, esta estrutura está projetada para receber até 32 l/s, com uma eficiência superior à exigida pela legislação ambiental”, afirma.
Ampliação
A obra de ampliação do SES de Barreiras representa um investimento de R$ 87 milhões, com recursos da Embasa, financiados pela Caixa Econômica Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Sua conclusão está prevista para o primeiro semestre do ano que vem. A estrutura prevista pelo empreendimento para atender 24 mil imóveis, beneficiando cerca de 91 mil pessoas, já está com 92% da rede coletora implantada e 70% de ramais prediais instalados, a nova ETE e as estações elevatórias ainda estão em construção.
Os bairros Vila Amorim, Vila dos Funcionários e Vila Rica serão os primeiros, nesta ampliação, a contar com a prestação do serviço antes mesmo de toda a obra ser concluída, pois se encontram em topografia e proximidade favorável para que os esgotos coletados sejam enviados até a ETE do Centro Histórico.