Embasa promove ações socioambientais em três municípios do Oeste da Bahia

23.09.15_UNB_Palestra escola Antônio Carlos Magalhães_Serra Douradatexto

Ascom 

A Embasa promoveu no início desta semana ações socioambientais nos municípios de Canápolis, Santana e Serra Dourada, no oeste da Bahia. Foram sensibilizados cerca de 1,6 mil estudantes de oito escolas públicas e privadas sobre o processo de tratamento de água e a importância do consumo racional do recurso. Também foram promovidas palestras com distribuição de cartilhas educativas e jogos de perguntas e respostas com direito a brindes como copos, lápis e caneta.  

A diretora da Escola Estadual Barão do Rio Branco, Maria Nilsa de Oliveira, explica que muitos estudantes não sabiam dos procedimentos para o tratamento da água. “A palestra mostrou bem todo o processo. Como eu já conheço, eu confio na qualidade da água da Embasa, eu bebo da torneira sem precisar de filtro”.  Já a estudante do 3º ano do Colégio Dom João Muniz, Gilvani Rosa de Conceição, 32, gostou da dinâmica da palestra que ajudou a reforçar a adoção de hábito que evita o desperdício de água. “Já reaproveito a água da lavagem de roupa e até da louça. Saber que a água recebe tratamento é mais um motivo para usar a água de maneira responsável”, afirma.

A assistente social da Embasa, Geisa Mendes, acredita que a ação permitiu que os estudantes conhecessem o processo de tratamento e a rigorosidade das análises para atestar a qualidade da água fornecida pela Embasa. “Muitos não conhecem de onde vem a água e como funciona a operação do sistema, desde a captação até a distribuição. Eles passam a estabelecer uma nova relação com a água que sai da torneira, diminuindo o desperdício e a conta da água da casa”, afirma. Os municípios de Canápolis, Santana e Serra Dourada integram o Sistema Integrado de Abastecimento de Santana, que capta água do rio Corrente, no povoado de Porto Novo, e abastece cerca de 50 mil pessoas. O sistema também fornece água para os municípios de Brejolândia e Tabocas do Brejo Velho, no oeste da Bahia.


Compartilhe:

Comentários: