Texto: Ascom/São Desidério
Fotos: Rodney Martins
Dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, referentes ao ano de 2011, apontam que escolas do município de São Desidério, alcançaram resultados acima das metas projetadas pelo IDEB na Bahia.
O IDEB é o principal indicador para medir a qualidade do ciclo básico do ensino brasileiro divulgado pelo Ministério da Educação – MEC. A primeira avaliação foi feita em 2005 e desde então é realizada a cada dois anos. Para chegar ao índice, o MEC calcula a relação entre rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e o desempenho na Prova Brasil, aplicada para crianças do 5º ano (4ª série), 9º ano (8ª série) do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio.
A meta do estado da Bahia para as séries iniciais no ano de 2011 foi de 3.8 e para as séries finais 3.1. Em São Desidério, a Escola Municipal Presidente Castelo Branco localizada na sede, alcançou a maior meta nas séries iniciais e liderou com índice de 4.4. Nas séries finais as maiores metas ficaram com as Escolas Municipais Germano Rodrigues de Carvalho na sede e Pedro Alvino da Rocha em Sítio Novo, ambas superaram a meta e alcançaram índices de 3.6 cada. De acordo com os resultados do IDEB nas séries finais, São Desidério ficou acima da meta estabelecida em 31%.
Para a secretária de Educação Alaides França, os resultados obtidos fazem parte de um conjunto de esforços relacionados a diversos fatores: “O nosso esforço foi significativo para o alcance das metas e até a superação. Isso representa o sucesso da proatividade entre escola, professor, pais e alunos, e o acompanhamento sistemático dos técnicos da secretaria. Além disso, a secretaria sempre fomenta em todas as áreas programas de formação continuada dos professores. A qualidade do transporte e da merenda escolar ainda complementa esse quadro, sabemos que o aluno bem alimentado tem mais condições de apresentar um aprendizado significativo em tempo real. Algumas escolas puderam provar que estamos no rumo certo, mas ainda precisamos trabalhar mais os descritores do processo das avaliações externas que são procedentes do próprio MEC”. Afirma.
“O incentivo a leitura, o desenvolvimento de projetos pedagógicos, o trabalho com os descritores que antecedem a Prova Brasil, a aplicação de simulados e todo o esforço de diretores, supervisores, coordenadores, professores, alunos e de todos envolvidos no processo ensino aprendizado contribuíram para o bom resultado”. Disse a coordenadora pedagógica da Escola Municipal P. Castelo Branco, Kalyane Santos de Oliveira Rodrigues. “União, responsabilidade e objetivos sempre, é o que mantém a nossa escola”. Completa a vice-diretora da escola, Mariete Pereira de Oliveira.
Segundo o diretor da Escola M. Pedro Alvino da Rocha, Luiz Paulo, a colaboração de todos os alunos, professores e dos pais dos alunos reflete no êxito de um bom trabalho realizado. “Vamos à luta para aumentar cada vez mais o IDEB não só da nossa escola, mas também do município”. A coordenadora pedagógica Maíra Moreno, completa: “A formação continuada dos professores, o empenho de todos e o trabalho coletivo e contínuo faz toda a diferença”. Assegura.
Outras escolas também alcançaram o IDEB mais alto que o da Bahia. Nas séries iniciais são destaques as escolas municipais, Pedro Ferreira dos Anjos, em Sítio Grande, que alcançou índice de 4.0 e a Waldeck Ornelas, em Roda Velha que obteve 4.1. Nas séries finais, a Escola Waldeck Ornelas também obteve o maior índice de 3.5, além das escolas Deputada Necy Novaes, em Cabeceira Grande com 3.3, e a Escola Manoel Rodrigues de Carvalho, em Sítio Grande com índice de 3.4.
“Já em 2003, nossa secretaria primava por bons resultados nos eixos leitura-escrita-aplicação do raciocínio. A partir de 2005, diante dos primeiros resultados do IDEB, nossas metas aliaram-se a outras para alcançar a média 6.0 estabelecida pelo MEC para 2021. Muito nos orgulhamos, pois já vemos que algumas de nossas escolas vão superá-la”. Disse a diretora do Departamento Pedagógico, Maria Celeste Oliveira.