Curiosidades que norteiam a F1

Foto: Reprodução

Antes de tudo, é preciso saber que as competições de fórmula 1 deram  início na Europa, com disputas ainda no século XX. O primeiro campeonato ocorreu em um mundial no ano de 1950, na Inglaterra, no Circuito de Silverstone, porém foi em 1960 que ocorreram inúmeras inovações nessa modalidade de esporte, sendo o estopim deste.

      Com o decorrer do lapso temporal, o F1 tem suas marcas registradas de inúmeras formas: pistas molhadas, polêmicas, derrapadas, luzes vermelhas, vitórias e bandeiras quadriculadas indicando elas! Após várias corridas, a Fórmula 1 alcançou em 2019 a marca de 70 temporadas, superando 1.000 corridas.Dessa forma, com certeza existem inúmeras histórias e principalmente lembranças históricas que fazem parte desse recorde. Se você é fã dessa categoria de esporte de automobilismo ou se quer saber um pouco mais sobre o mesmo, temos a seguir algumas curiosidades.

– Corridas importantes

Como já foi dito anteriormente a F1 teve sua marca em 1950, mais precisamente na Grã-Bretanha, mas foi através da corrida de número 100, por volta de 1960/1961, que essa modalidade ganhou literalmente o mundo. Já o marco da milésima corrida ocorreu recentemente, no ano de 2019, com o GP da China, vencido por Lewis Hamilton.

– Países com mais vitórias e  o maior piloto vencedor

Os países que possuem mais vitórias na categoria são : Reino Unido, Alemanha e Brasil. Os ciruitos que mais tiveram provas foram: Monza, na Itália, Monte Carlo (em Mônaco) e Silverstone(Reino Unido), 107 pilotos venceram grandes prêmios e o maior vencedor deles é Schumacher.

– Maior velocidade atingida

A maior velocidade que já foi atingida na F1 foi de 362km/h. A temperatura ideal de um pneu varia entre 90 e 100 graus, os discos de freio são compostos de fibra de carbono e podem atingir até 600 graus em uma só freada.

– A única mulher a pontuar

Até hoje só existiu uma única mulher que pontuou na F1 ao chegar em sexto lugar no GP da Espanha em 1975. A italiana Lella Lombardi foi a primeira e até hoje a única mulher.

Brasileiros na Formúla 1

Chico Landi foi quem deu início (em 1951) a trajetória da participação de brasileiros que disputaram o mundial de pilotos da F1. Os representantes brasileiros conquistaram diversas vitórias, pódios e títulos, porém em 2018 foi a primeira temporada que ocorreu sem pilotos do Brasil após ocorrer a participação dos mesmos por 48 anos consecutivos com ao menos um representante do país.

Pilotos brasileiros que fizeram história no F1

      Com certeza já veio em mente Ayrton Senna, sem dúvidas ele foi o mais marcante para os brasileiros, porém existiram ainda outros dois que merecem ser citados, pois são consagrados como campeões da principal categoria de automobilismo.

      Emerson Fittipaldi foi o primeiro que venceu o mundial de Fórmula 1 em 1972 e posteriormente, em 1974.

      Nelson Piquet foi tricampeão, venceu o campeaonato eem 1981, 1983 e 1987.

      Ayrton Senna, por sua vez, também foi tricampeão, vitorioso em 1988, 1990 e 1991.

F1 enquanto eSport

Diante da era moderna, surge a modalidade do automobilismo virtual que aglomera inúmeros fãs diante as transmissões. Desse modo, grandes pilotos do Grid atual confirmaram a participação em uma competição que haverá agora no início do ano de 2020 para almejar o determinado nome. Um nome bastante conhecido e cotado nesse esporte estará presente no campeonato virtual, é o britânico Button que já foi campeão mundial da F1 em 2019. Existem ainda outras estrelas que garantiram a sua participação, uma novidade para quem é fascinado pela modalidade de esporte elencada. Segundo a FIA, organizadora do evento, “a série é estritamente para fins de entretenimento, para trazer ação de corrida aos fãs neste cenário sem precedentes pelo qual o mundo foi afetado, sem nenhum campeonato oficial do mundo em disputa pelos pilotos”.

Dessa forma veja aqui como acompanhar a F1, aproveite o bonus code Rivalo e alimente sua paixão pelo automobilismo enquanto sua modalidade de esporte favorita.


Compartilhe:

Comentários: