Texto e fotos Elisângela Rosa/ Jornal Nova Fronteira
Continuando com o tão aguardado faxinaço na cidade, prometido pelo prefeito Antonio Henrique, ontem, 04, pela manha, homens da Guarda Municipal de Barreiras estiveram na principal avenida que corta a cidade – BR 242 – retirando os feirantes que, de forma completamente irregular, ocupavam com suas barracas as margens da avenida – próximo ao Centro de Abastecimento. Os feirantes, que mantinham barracas na BR 242, desde 2008, atravancando os passeios públicos nas proximidades da feira livre de Barreiras, foram pegos de surpresa.
Segundo os barraqueiros a notícia a ordem de desocupação dava apenas 10 minutos para ao feirantes desmontarem as barracas sairem do local. Como eles se recusaram, os funcionários da Prefeitura usaram a lei do mais forte e foram logo desmontando e carregando em caminhões todo o material ali exposto.
Como era de se esperar, houve chororô generalizado, e com lágrimas nos olhos e sem saber onde vão vender seus pastéis, os feirantes acabaram se conformando pois entenderam que estavam ali em situação completamente irregular.
Biu dos Santos Cruz, dono de um trailer – uma velha combi transformada em restaurante – comentou que está ali há 10 anos e era registrado, pagava alvará na Prefeitura, até após 2008, início do governo da prefeita Jusmari Oliveira, a coisa degringolou e houve uma invasão generalizada no local. “Então, eu parei de pagar também”, disse ele. Mas lamentou muito pois, segundo ele, dali sai sustendo para sua família e sua casa onde vivem sete pessoas.
Os carros (caminhões e camionetes) que fazem ponto nas imediações, também foram notificados e com prazo até o dia 07, para desocupar o ambiente, lamentou à nossa reportagem o motorista Edson Pereira, que há 10 anos trabalha no local, e faz uma média de 2 a 3 mil reais por mês. Edson informou também que está acontecendo uma reunião da classe para irem na próxima semana até a Prefeitura para ver como ficará a situação deles.