Humberto Santa Cruz, vice-presidente da UPB participa do lançamento do 1º Seminário da Ferrovia de Integração Oeste-Leste

ASCOM LEM

O prefeito de Luís Eduardo Magalhães,  Humberto Santa Cruz participou do encontro de lançamento do 1º Seminário da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol). O encontro foi realizado no Auditório da União dos Prefeitos da Bahia, (UPB), na segunda-feira, 25. As obras da Fiol estão paralisadas e a Bahia se movimenta em prol do andamento e conclusão do projeto que ligará as cidades de Ilhéus, Caetité e Barreiras à Figueirópolis (Tocantins), formando um corredor de transporte e possibilitando a operação do Porto Sul em Ilhéus. O 1º Seminário Fiol será realizado no dia 26 de abril no Auditório do Hotel Solar das Mangueiras, em Barreiras ( 858 km de Salvador).

A organização do evento é realização da União dos Municípios do Oeste da Bahia (Umob),  Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc), prefeituras de Luís Eduardo Magalhães e Barreiras, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA) e Associação dos Engenheiros e Técnicos Ferroviários da Bahia e Sergipe (Aelb) com o apoio da UPB.

Humberto Santa Cruz , comentou que a Ferrovia será um avanço no desenvolvimento da região oeste, “ a Ferrovia tem em seu nome a palavra integração, não trará progresso somente para a Bahia e sim para o Brasil”. A Fiol percorrerá 1.500 quilômetros, tendo como zona de influência 49 municípios baianos. A estrada de ferro interligará o Porto Sul, a ser construído na Ponta de Tulha (ao norte de Ilhéus) ao Brasil Central, podendo, futuramente, interligar-se com uma rede que chegará ao Oceano Pacífico, promovendo uma maior integração da América do Sul. O Projeto envolve investimentos estimados em R$ 7,43 bilhões.

A Ferrovia contemplará os municípios de  Luís Eduardo Magalhães, Barreiras, Correntina, Jaborandi, São Desidério, Bom Jesus da Lapa, Carinhanha, Coribe, Guanambi, Malhada, Palmas de Monte Alto, Riacho de Santana, Santa Maria da Vitória, Santana, São Félix do Coribe, Serra do Ramalho, Aracatu, Brumado, Caetité, Dom Basílio, Ibiassucê, Ituaçu, Lagoa Real, Livramento de Nossa Senhora, Pindaí, Rio do Antônio, Barra da Estiva, Contendas do Sincorá, Iramaia, Jequié, Manoel Vitorino, Maracás, Mirante, Tanhaçu, Aiquara, Aurelino Leal, Barra do Rocha, Gongogi, Ibirapitanga, Ilhéus, Ipiaú, Itabuna, Itacaré, Itagi, Itagiba, Jitaúna, Ubaitaba, Ubatã e Uruçuca.

 


Compartilhe:

Comentários: