Já começou oficialmente em Bom Jesus da Lapa os dias da Romaria de Nossa Senhora da Soledade

Murillo Campos 

Uma das festas religiosas mais importantes que acontecem em Bom Jesus da Lapa, a Romaria da Nossa Senhora da Soledade, começou neste domingo (8), no Santuário do Bom Jesus.

A Romaria de Nossa Senhora da Soledade está entre uma das três mais aguardadas e que mais reúnem pessoas, que participam para agradecer por graças alcançadas ou para pedir bênçãos e graças, pela intercessão dos santos católicos.

Curiosidades sobre a estátua de Nossa Senhora da Soledade no Santuário do Bom Jesus da Lapa

A primeira imagem de Nossa Senhora da Soledade foi a levada pelo Monge Francisco, quando chegou ao morro, ela se encontrava em um altar na gruta, mas em um incêndio que houve no local, se queimou por completo. A imagem atual que está em um nicho de vidro, é esculpida em madeira e tem 1m60 de altura, também foi queimada, em 1971 – acredita-se que por velas que foram deixadas acesas.

A imagem foi salva, parcialmente carbonizada e sem os olhos, e dessa forma, participou da procissão no ano seguinte, em 1972, durante a Festa de Nossa Senhora da Soledade. Mas, em 1973, uma escultora de Salvador, a Sra. Bernardina Braga, a restaurou. Após 10 dias de trabalho, a imagem estava como nova.


Compartilhe:

Comentários: