Texto e fotos: Jayme Modesto
Não se sabe ao certo quando, nem como tudo começou. O que se sabe é que a festa do divino em Brejolândia é uma tradição de muitos anos. A celebração do Divino Espírito Santo ainda é uma das datas comemorativas mais importantes para a cidade, é, sem sombra de dúvida, a maior manifestação popular. A missa ocorreu na igreja matriz da padroeira da cidade N. S. Santana, por volta das 10 horas deste domingo (19/05), celebrada pelo padre Manoel Aparecido auxiliado pelo seminarista André. A festa encerrou com um grande almoço e a passagem da coroa para a nova comitiva que comandará a festa em 2014.
Fé e dedicação fazem da Festa do Divino em Brejolândia, a mais rica expressão de identidade e religiosidade popular da cidade, onde os moradores se preparam durante um ano inteiro para festejar e participar da histórica celebração.
Esta intensa festa mescla variadas manifestações religiosas e profanas, de diversos significados. Uma profusão de folclores tão rica que contagia tanto o leigo como o erudito, o profano e o religioso.
Neste fim de semana, o ciclo de orações deu lugar a uma grande festa, que reuniu católico de toda região. A irmandade do Divino Espírito Santo de Brejolândia, com a comitiva de 2013 formada pelo imperador Edesio Nunes Bastos, o procurador Danilo Júlio, a imperatriz Camile Vitória, o Alferes da Bandeira Jesualdo Alves de Castro e a capitã do mastro Daniela Araújo, todos caracterizados foram à atração maior dos festejos.
O imperador do Divino retrata, com toda sua simbologia, o Rei, a Rainha e a Corte portuguesa, autenticada pela Coroa, pelo Cetro e pelas virgens (7 Dons) vestidas de branco que os antecede na procissão do Divino que caminhou pelas ruas da cidade, circundadas por quatro varas sustentadas por quatro virgens. Este ano o imperador Edesio Nunes Bastos, deslocou de sua residência com toda pompa de Rei à missa na igreja local, ostentando a Coroa e o Cetro Imperial, acompanhado por seus familiares, pelas Virgens, uma bandinha de música e populares.
Após 30 dias de andanças, fim dos chamados peditórios, quando o grupo de fiéis passa de casa em casa, com o grande símbolo da festa, a Bandeira do Divino, para divulgar o evento e para pedir doações, para muitos devotos, a chegada da bandeira tem um grande significado. Nessas visitas é feita uma oração e também a benção da casa. As comemorações chegaram ao seu ápice, com a missa
A festa foi encerrada com um grande almoço e a passagem da coroa para a nova comitiva que comandará a festa em 2014, formada pelo imperador Antônio Pereira dos Santos, capitão dos mastro-João Pereira da Silva, Ana Júlia-alferes da bandeira, Fernanda-imperatriz, Josele Matos-procuradora da lista.
CONFIRA FOTOS NA GALERIA