Barreiras sedia 1º Seminário de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do Oeste da Bahia

Participaram do evento equipes técnicas, brigadistas, profissionais ligados ao meio ambiente, produtores rurais, associações e acadêmicos.

O Subcomitê de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais da região Oeste da Bahia, através da Secretaria de Meio Ambiente do Estado da Bahia (SEMA), Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos( INEMA) e do Programa Bahia Sem Fogo, com o apoio da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Conservação Internacional e Prefeitura de Barreiras, promoveu na manhã de quarta-feira, 10, a abertura do 1º Seminário de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do Oeste da Bahia.

A programação do evento foi realizada na Universidade Federal do Oeste da Bahia-UFOB, e reuniu palestrantes brasileiros e portugueses que estiveram compartilhando experiências com as equipes técnicas, brigadistas, profissionais ligados ao meio ambiente, produtores rurais, associações e acadêmicos. O objetivo foi discutir medidas de combate aos incêndios florestais, com a meta de diminuir os índices de queimadas que colocam o Oeste da Bahia, como a região de maior ocorrência e foco de incêndios no estado.

Na abertura oficial, a chefe de gabinete da Prefeitura de Barreiras, Marileide Carvalho, que representou o prefeito Zito Barbosa no evento, recepcionou o secretário estadual de meio ambiente João Carlos Oliveira. Participaram ainda compondo a mesa, o prefeito de Correntina, Nilson Rodrigues, o presidente da ABAPA representando também a AIBA, Júlio Busato, assessora do INEMA, Fabiola Cotrim, o vice reitor da UFOB prof. Jacques Miranda, Henrique Carvalho da CI Brasil e o Capitão Cedraz, representando o comando geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia.

 

“Estamos hoje em Barreiras discutindo o amanhã, o futuro da preservação ambiental em consenso com a produtividade. Tudo interdepende, e é preciso continuar movendo essa produtividade agrícola aliada às medidas de prevenção de incêndios que influencia a vida de todos, mas principalmente dos produtores. Quero parabenizar o empenho do secretário de meio ambiente de Barreiras, Demósthenes Junior, dos parceiros Aiba e Abapa, e todos que estão envolvidos nessa causa, salientando que esse espaço é para o debate, disseminação de estudos, alternativas, tecnologias e inovação, para que continuemos em parceria protegendo esse bioma único do cerrado”, disse o secretário estadual de meio ambiente.

A chefe do gabinete Marileide Carvalho, apontou as ações proativas desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parcerias com o PrevFogo, o 17º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar e Instituições. “Nos aproximamos da época mais seca do ano, e nossa preocupação é maior com o aumento dos incêndios. Sabemos do trabalho que vem sendo realizado em parceria com todos as associações, ONG´s, instituições e trago a mensagem do prefeito Zito Barbosa de apoio a essa iniciativa através da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo com o excelente desempenho da equipe do secretário Demósthenes Junior, para buscar soluções e contribuir em todos os aspectos”, destacou a chefe de gabinete.

A educação ambiental também foi destaque durante o seminário, que ainda discutiu “Prevenção e Monitoramento” com o professor Ricardo Reis (UFOB), “Produtos meteorológicos do programa de queimadas do INPE com o pesquisador meteorologista Dr. José Guilherme e a palestra “Manejo Integrado do Fogo – o uso do fogo na prevenção e combate aos incêndios em espaços naturais”, com o Eng. Nuno Osório e profissionais portugueses de Figueira da Foz, distrito de Coimbra-Portugal.

INFORMAÇÕES/FOTOS: Ascom Barreiras


Compartilhe:

Comentários: