Procon-BA realiza “Dia D de Combate ao Empréstimo Abusivo” nesta terça-feira (01)

A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA), órgão da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia, promove a realização de Fiscalização Educativa “Dia D de Combate ao Empréstimo Abusivo”, que vai acontecer em todo o país nesta terça-feira (01/10), data em que se comemora o Dia Internacional da Pessoa Idosa. A ação conta com o apoio da Associação Brasileira de Procons (Procons Brasil), atualmente presidida pelo Procon-BA, e é realizada em parceria com os Procons de Feira de Santana, Lauro de Freitas e Barreiras.
Na campanha, várias ações acontecerão, simultaneamente, em mais de 40 Procons no país (órgãos estaduais, ou municipais de capital e de interior), articuladas nacionalmente contra prática de concessão de empréstimos abusivos, em especial em relação aos idosos.
“Os idosos são, de forma recorrente, alvo de assédio por parte das empresas que concedem empréstimo consignado e, por inúmeras razões, alheias à sua vontade, acabam contraindo empréstimos desnecessários. No Brasil, esta população é muitas vezes responsável pelo sustento de toda a família, sendo alvo fácil de publicidades abusivas”, afirma o superintendente do Procon-BA, Filipe Vieira.
Dicas
A primeira dica para as pessoas é cadastrar todos os seus telefones nos bloqueios de telemarketing. A medida é valida para os bancos de dados dos Procons, Ministérios Públicos e da ANATEL.
Outra dica importante é conversar com a família sobre a necessidade real de contratação de um empréstimo.
Manter uma planilha organizada de despesas e orçamento familiar também pode auxiliar para que empréstimos desnecessários não sejam contraídos.

Denúncias poderão ser encaminhadas através do aplicativo PROCON BA MOBILE ou por e-mail denuncia.procon@sjdhds.ba.gov.br.


Compartilhe:

Comentários: