02 de Fevereiro tem Festa no Rio Grande

Oxum e Iemanjá serão homenageadas pela população no cais da cidade

A Secretaria Municipal de Cultura está empenhada nos preparativos para os festejos do Dois de Fevereiro em homenagem a Oxum e Iemanjá. A programação terá início às 15h na Praça Landulpho Alves, no cais de Barreiras.

Participam da organização, integrantes de terreiros, areeiros e empresários donos de barcos da cidade.

Apresentações culturais abrem os festejos e às 17h será iniciado o desfile fluvial pelo Rio Grande. Os barcos saem da Xurupita e seguem até o cais, local da festa. O barco com Oxalá lidera o cortejo seguido por Oxum e Iemanjá. Os areeiros participam do desfile fluvial.

As pessoas que quiserem levar oferendas às rainhas das águas terão o apoio da barraca das oferendas onde equipes da organização do evento receberão os presentes para depositá-los nas águas. “Pedimos às pessoas que levem apenas flores evitando plásticos e vidros. Um gesto de respeito também ao nosso rio”, diz a secretária de cultura Diana Macedo.

Início – O ritual de reverenciar a rainha das águas em Barreiras, segundo a Secretaria de Cultura, foi iniciado por Mãe Nicinha, do terreiro Pai São Jorge Guerreiro. Os demais terreiros da cidade fortaleceram a tradição com a realização de suas obrigações religiosas às margens do Rio Grande.  A iniciativa inseriu definitivamente o Dois de Fevereiro ao calendário cultural de Barreiras.

DIRCOM


Compartilhe:

Comentários: