10 de setembro – Dia da Imprensa

impresa-7
Texto Jayme Modesto

O que seria do mundo sem os veículos de comunicação, falada ou escrita? Como as informações correriam entre os bilhões de habitantes do planeta? Além da finalidade de transmitir notícias, a imprensa tem um papel muito importante, que é a defesa dos direitos humanos. Denunciando as injustiças que acontecem ou podem vir a acontecer. A imprensa é a maior garantia de defesa da liberdade com que conta o cidadão.

Se não fosse a imprensa muitos escandalos e roubalheiras cometidos por políticos com o dinheiro público, como os que aconteceram nos país nos últimos anos, teriam passados despercebidos por boa parte da população brasileira, que na maioria é desenformada e alienada.

A história da imprensa no Brasil tem seu início em 1808 com a chegada da família real portuguesa ao Brasil, sendo até então proibida toda e qualquer atividade de imprensa — fosse a publicação de jornais, livros ou panfletos. Esta era uma peculiaridade da América Portuguesa, pois nas demais colônias europeias no continente, a imprensa se fazia presente desde o século XVI.

Editada pela imprensa Régia, fundada por D. João VI, a Gazeta do Rio de Janeiro foi primeiro jornal editado no Brasil, que começou a circular em 10 de setembro de 1808, por isso o dia foi consagrado como o Dia da Imprensa.


Compartilhe:

Comentários: