9ª Semana da Consciência Negra de Barreiras

A 9ª Semana da Consciência Negra de Barreiras – Seconba, acontece de 20 a 23 de novembro de 2013 com o tema “A População Negra no Mundo do Trabalho”, integrando as atividades comemorativas do 20 de novembro – Dia Nacional da Consciência Negra. A data é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira e é celebrada no 20 de novembro por ser o dia da morte/assasinato de Zumbi dos Palmares. A 9ª Seconba é organizada pelo IFBA-Campus de Barreiras, Ufob e Uneb/Campus IX.

O eixo deste ano busca discutir e refletir sobre as trajetórias formativas da população negra no mundo do trabalho. Além de palestras sobre os 10 anos da Lei 10.639/03, que inclui no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”. A programação abrange mesas redondas, palestras, apresentação de trabalhos, oficinas e minicursos. A 9ª Semana da Consciência Negra de Barreiras acontece paralelamente à 4ª Semana da Consciência Negra do IFBA/Campus Barreiras. As atividades acontecem no IFBA/Campus Barreiras. O evento é gratuito.

A imagem do cartaz traz a figura do pescador, que ao tecer o seu instrumento de trabalho, simboliza a expertise dos povos responsáveis pelo desenvolvimento das atividades manufatureiras formadoras do Brasil: os africanos, e também os indígenas. Aglomerados e subjugados sob o conceito “negro”, as suas diversas habilidades e substratos culturais se fundiram e dissiparam-se em nosso país, sobrevivendo atualmente naquilo que chamamos de “cultura popular”, ou “técnicas tradicionais de trabalho”. A escravidão moderna, marcada pelo sofrimento e pelos pesados castigos a que nossos ancestrais foram submetidos, é o que geralmente caracterizaria a articulação entre os termos “negro” e “trabalho”. Ao utilizar esta imagem, queremos chamar atenção para a outra face da moeda: além da agonia atrelada à sua histórica condição subalterna, muita inventividade circulou nessas redes. Das redes do tráfico de escravos que colocaram diferentes culturas a conviver, novas redes foram geradas: verdadeiros emaranhados de costumes, tradições, práticas e técnicas ancestrais, que sobrevivem até hoje, e tecem novas redes.

 As inscrições para monitoria e trabalhos podem ser feitas de 06 a 11 de novembro pelo blog www.seconba.blogspot.com e as inscrições para ouvinte, oficinas e minicursos de 11 a 18 de novembro pelo site www.seconba.ufba.br. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail: seconba2013@gmail.com

Fonte: Ascom IFBA


Compartilhe:

Comentários: