Alegria, paz e animação marcam os festejos de São João em Coribe

Município de Coribe reverencia seus padroeiros São João Batista e o Divino Espírito Santo, com muita festa e celebração.

coribeabertura7200Texto e Foto: Jayme Modesto
A Prefeitura de Coribe realizou nos dias 21, 22, 23 e 24 de junho, a maior e mais animada festa de São João do Oeste. A festa é tradicional e já faz parte do calendário festivo do estado. Os festejos reverenciaram os padroeiros, São João Batista e o Divino Espírito Santo.

O evento foi realizado com o apoio do Ministério do Turismo, da Secretaria Estadual de Turismo, Petrobras, do Governo do Estado da Bahia, através da Bahiatursa, Caixa Econômica Federal e da Câmara Municipal.

Organizado pela comissão comandada pela dinâmica Sandra Barros e sua dedicada equipe, o evento reuniu, além dos coribenses, centenas de visitantes de vários municípios da região.

A Praça Deoclídes Ferreira Lopes e a Rua Rui Barbosa, palco do forró, foram totalmente ornamentadas em clima de Copa do Mundo. Painéis com imagens dos jogadores da Seleção Brasileira completava o cenário com as cores verde e amarela.

coribe4Na grande de programação várias atividades. No 21, foi realizada a inauguração das obras de urbanização do Balneário do Rio Formoso, realizadas pela Prefeitura, em parceria com o Ministério do Turismo.  Na inauguração foi promovido a primeira edição do Ecobóia.

O prefeito Manuel Rocha entregou equipamento público de lazer à população, acompanhado do vice-prefeito, Sebastião Pereira, vereadores, secretários municipais e um grande público.

Na oportunidade, o prefeito Manoel Rocha agradeceu os presentes e externou sua satisfação com mais esta conquista. “Estamos muito satisfeitos de poder entregar à população este Balneário dotado de uma ótima estrutura, agora este local pode ser melhor aproveitado por todos”, declarou.

O prefeito lembrou ainda que o local estava praticamente abandonado, não tinha nem serviço de coleta de lixo. “Reformulamos totalmente este espaço, construímos quiosques, parque infantil, banheiros, asfaltamento do acesso ao balneário, ou seja, toda a infraestrutura para que as pessoas possam curtir com a família. Esta foi uma promessa de campanha, criar espaços para que as mães possam levar seus filhos”, comemorou.

No domingo, dia 22, Coribe vivenciou uma das mais belas manifestações religiosas e culturais: o tradicional encontro de Bandeiras. O ato cerimonial consiste de um cortejo formado por inúmeros cavaleiros e amazonas que põe em ordem duas fileiras, cada uma delas representando um santo homenageado e que acaba por percorrer as principais ruas da cidade.

Em seguida, na Praça Deoclides Ferreira Lopes, as Bandeiras dos Santos Padroeiros de Coribe, São João Batista e o Divino Espírito Santo, se encontram, emocionando todos os participantes.

Foi um momento dedicado à fé e devoção, que culmina com o encontro dos patronos num momento sublime e significativo para todos. Mais do que um encontro de bandeiras, o momento representa a tradição, passada de geração a geração se perpetuando no seio da comunidade.

Outro momento marcante foi à apresentação da quadrilha Fulô do Cerrado.

A abertura oficial do evento foi no domingo, com o pronunciamento do anfitrião, o prefeito Manuel Rocha. Emocionado agradeceu aos munícipes e visitantes pela presença, e em especial aos coribenses que moram fora e vieram prestigiar uma das festas mais tradicionais do município. Uma deslumbrante queima de fogos de artifícios iluminou os céus da cidade, encantando o público.

Mas o momento mais esperado foi o show do sertanejo Leonardo embalando os corações dos amantes da boa música.

Nos dias 23 e 24, o tradicional Forrozão do Divino foi embalado pela Banda Mala Sem Alça, a dupla sertaneja Rick e Rener, Amanda Santiago, entre outras atrações.

São João nos bairros e escolas
Projeto de iniciativa da Casa de Cultura promoveu o São João das escolas e bairros, a Casa da Cultura Cultur’Arte Jamilton Souza Sabino, em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação, realizou o São João nas escolas e nos bairros da cidade.

O projeto vem ganhando espaço nos festejos juninos e teve uma programação mais do que especial, curtida de perto pelos moradores e alunos das instituições.

A apresentação de quadrilhas na Praça de Eventos, promovida pelas Escolas Pintando o 7 e  deputado José Rocha. Forró nos bairros Novo Horizonte, Cristo Redentor, Rua das Flores e Rua dos Artistas.

Programação religiosa também atrai nativos e visitantes, missas, procissões e novenário uniram os devotos de São João Batista e Divino Espírito Santo a programação religiosa.

A programação cultural ofereceu ao público apresentação de quadrilhas, pau de sebo, pau de fita, leilões e barracas com comidas típicas.

Outro ponto alto das comemorações foi a XVII Lavagem do tradicional Bar do Wilson atraindo uma grande multidão no dia 20 de junho, festa que é uma prévia dos festejos de São João em Coribe.

Este ano, a animação ficou por conta das Bandas Baião de Dois e Robertão da Lapa. O evento reunião autoridades, nativos e visitantes em um clima de inteiração e alegria.

Como não podia faltar em uma lavagem, às baianas com seus trajes típicos espalharam a mais cheirosa de todas as águas pelo local, que perfumou todo o ambiente.

Estiveram prestigiando o evento o prefeito, Manuel Rocha, o vice-prefeito, Sebastião Pereira da Silva, deputado federal, José Rocha e a esposa Drª Noelma Rocha, deputado estadual Marquinho Viana, além do ex-prefeito Derval Barbosa, secretários municipais, vereadores e empresários. Todos juntos participaram no mesmo embalo da alegria e descontração.

O evento dá uma grande demonstração de como é o povo coribense, cheio de animação, de alegria e, acima de tudo, um povo que mantém suas tradições, através de um evento simples que retrata uma riqueza e uma pureza que não se vê em qualquer lugar.

coribe5

coribebar720

Lavagem Bar do Wilson

coribe3


Compartilhe:

Comentários: