Alunos dos cursos de Almoxarife e Eletricista do PRONATEC são certificados

SAMSUNG CAMERA PICTURES
ASCOM SD
Em solenidade ocorrida no dia 19 de janeiro, na Escola Municipal Presidente Castelo Branco, representantes da Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda, juntamente com representantes do SENAI entregaram o certificado aos alunos que concluíram os cursos de Almoxarife e Eletricista do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), que tem como objetivo expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.

Os cursos que tiveram início em julho do ano passado, foram oferecidos por intermédio de uma parceria entre a Prefeitura de São Desidério e SENAI, cuja finalidade foi qualificar a mão de obra para a entrada no mercado de trabalho. Ao todo, 60 alunos receberam a qualificação, que contou com uma carga horária de 240 horas/aula, divididas em aulas teóricas com noções de empreendedorismo, português e matemática e aulas práticas.

Com o ensino médio completo, a dona de casa, Neuracy Alves, viu no programa a primeira oportunidade de qualificação profissional. “Percebo a carência de pessoas qualificadas para trabalharem no ramo de almoxarife por isso, participei do curso para ter mais uma chance de me inserir no mercado de trabalho, é uma oportunidade impar, pois, além do curso ser gratuito, o Pronatec ainda dá um auxílio e nos fornece o material de estudo. Só não faz o curso quem não quer”, falou.

Atualmente já é ofertado em São Desidério mais dois cursos, Operador e montador de computador e reparador de computador. “Tendo em vista o grande número de procura pelos cursos, já solicitamos mais outros três, que são; operador de computador, programador de sistemas e montador e reparador de computadores, sendo que esta solicitação foi pré-aprovada na demanda para o primeiro semestre de 2015”, disse a gestora de cursos de qualificação da secretaria do Trabalho, Emprego e Renda, Joquebede Gomes.

Para o coordenador dos cursos do SENAI e núcleo PRONATEC, Pedro Oliveira, a participação da prefeitura por meio da secretaria municipal do Trabalho, Emprego e Renda na parceria foi imprescindível à realização dos cursos. “Esta administração não mediu esforços e deu todo apoio necessário, a exemplo do espaço para o funcionamento das aulas que foi cedido pela prefeitura. Diante da grande demanda e da organização com que foram realizados os cursos, a previsão para 2015 é dobrar o número de cursos ofertados”, salientou.

SAMSUNG CAMERA PICTURES


Compartilhe:

Comentários: