Angical sediou a 15ª Assembleia Geral da UMOB e a sexta do ano

DSCN7901
Texto ASCOM UMOB / Fotos: Jayme Modesto

Localizado a 43 km de Barreiras, sede da União dos Municípios do Oeste da Bahia (UMOB), o município de Angical sediou a 15º reunião itinerante da entidade. Abordando os temas Educação e Meio Ambiente, o presidente da UMOB e prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Humberto Santa Cruz conduziu o encontro, que reuniu 13 prefeitos da região e um público aproximado em 300 pessoas. A abertura do evento contou com o hino Nacional regido pela Filarmônica Lira Angicalense.

“A intenção dessas reuniões itinerantes é justamente provocar lideranças, para as questões que os municípios necessitam. O tema Educação foi escolha do prefeito do município de Angical, Leopoldo de Oliveira, lembrando que em cada encontro, o prefeito anfitrião determina o tema de acordo com a necessidade local”, comentou, Humberto Santa Cruz ao iniciar a reunião.

Por sua vez, o prefeito anfitrião, Leopoldo de Oliveira, disse ter ficado muito feliz que o secretário tenha atendido ao pedido da UMOB. “Angical precisa de mais atenção por parte do governo Estadual, nosso município precisa de reformas e ampliações de unidades de ensino na zona rural e sozinha a prefeitura não consegue. Conto com o apoio do estado e principalmente da UMOB para ajudar os pequenos e grandes municípios que carecem de atenção na Educação”.

Pela manhã, secretários municipais de Educação de onze municípios da região debateram a construção de Planos de Educação para cada um dos municípios. A secretária de Educação de Angical, Elys Regina, organizadora do encontro relatou que cada município está construindo o seu Plano destacando os desafios e avanços de cada localidade. Os 13 prefeitos presentes levaram duas demandas de seus municípios e entregaram para o secretário Osvaldo Barreto.

DSCN7929
“O Estado se propõe a organizar uma equipe técnica para ter um contato maior e mais direto com os municípios”, disse Osvaldo, destacando ainda que, entre os investimentos realizados pela Secretaria da Educação na região Oeste, está o fortalecimento da Educação Profissional, que dispõe, entre outras unidades, do Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Rio Grande, com mais de mil estudantes matriculados nos cursos técnicos de nível médio em Análises Clínicas, Enfermagem, Informática e Agropecuária.

Localizado no município de Barreiras, este Centro atende, também, aos municípios de Angical, Baianópolis, Buritirama, Catolândia, Cotegipe, Cristópolis, Mansidão, Riachão das Neves, São Desidério e Wanderley.

Osvaldo Barreto ainda falou da importância do papel da UMOB para a concretização de políticas públicas que tenham na Educação sua prioridade. “Este tipo de ação não é produtivista e sim um resgate da cidadania, através do processo Educacional, que contempla vários segmentos, desde inclusão social até mesmo geração de emprego e renda”, comentou.

Humberto Santa Cruz relatou que em seu município, Luís Eduardo Magalhães, entram por ano, mais de 1.500 novos alunos na rede pública de ensino. “Enfrentamos dificuldades todos os anos para lidar com a demanda de estudantes egressos do ensino fundamental”, comentou, lembrando que desde 2010 pleiteia a construção de uma unidade de ensino médio no município. Recentemente, durante a cerimônia de abertura dos trabalhos da Universidade Federal do Oeste (UFOB), reiterou o pedido junto ao secretário e o governador.

O presidente Humberto Santa cruz, finalizou o encontro agradecendo a presença de todos em especial do secretário de Educação da Bahia, Osvaldo Barreto e convidou os prefeitos para a próxima reunião na sede da entidade dia 09 de outubro no município de Barreiras.

Estiveram presentes ainda o Prefeito Leopoldo de Oliveira Neto de Angical, Prefeito Anderson Cleyton Santos Almeida de Baianópolis, Prefeito Gilvan Pimentel Ataíde de Catolândia, Prefeito José Marcelo Silveira Mariani de Cotegipe, Prefeito Antônio Pereira da Silva Filho de Cristópolis, Prefeito Jabes Lustosa Nogueira Júnior de Formosa do Rio Preto, Prefeito Ney Borges de Oliveira de Mansidão, Prefeito Márcio Mariano de Muquém do São Francisco, Prefeito Hamilton Santana de Lima de Riachão das Neves, Prefeito Ademilton Barbosa dos Santos de São Desidério, Prefeito José Conceição dos Santos de Wanderley, representando o prefeito de Barreiras, Antonio Henrique, o vice-prefeito Carlos A. Paê e representando o prefeito de Barra, Artur Silva, o Assessor da Secretária de Educação, Gustavo Silveira.


Compartilhe:

Comentários: